terça-feira, 7 de outubro de 2008

Gérberas


A gérbera (Gerbera jamesonii) é uma das minhas flores preferidas para fazer arranjos ou simplesmente colocar num vaso com água. Quando penso em flor de corte, quase sempre compro gérberas. Elas chamam a atenção pelo seu tamanho, assim como variedade de cores, apesar de eu adorar as brancas com miolo escuro. Normalmente um ramalhete dura em torno de 15 dias. A cada dois troco a água do vaso e corto um pedacinho do caule embaixo de água corrente.

Mas você pode ter vasinhos de gérbera também, ou plantadas em um canteiro no seu jardim. Essa herbácea de origem sul-africana atinge até 40 cm de altura e deve ser cultivada sob sol pleno, a menos que se esteja em regiões muito quentes, onde deve ser cultivada a meia sombra. O solo deve ser bem aerado, com boa drenagem; é recomendado colocar duas partes de areia. E deve ser mantido úmido, mas não encharcado. A floração ocorre principalmente no início da primavera. Apesar de ser uma planta perene, que dura até 4 ou 5 anos, mas é recomendável fazer o replantio periodicamente. No final da floração, cortar as flores rente ao solo.

2 comentários:

  1. Adoro Gérberas, elegantes e alegres né? 1a vez por aqui, mas adorando. Esse é um mundo que não pertence a mim, não tenho jardim, mas acho lindo. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Nara, seja bem vinda!
    Espero que se inspire e que comece a cultivar seu jardim. Não é necessário muito espaço, basta começar com um vaso aqui, outro ali. É uma terapia, e depois que se começa não se quer mais parar.

    ResponderExcluir

Adoro quando você participa do blog.
Tento responder a todos. Se deixar e-mail, respondo por e-mail. Senão, respondo aqui nas postagens mesmo.
Beijo e obrigada!