sábado, 8 de agosto de 2009

Cortar ou não a haste depois da florada?

Essas orquídeas são muito fáceis de cuidar e apropriadas para ambientes internos. Adoro as Phalaenopsis porque duram muito e rendem arranjos belíssimos. A última que comprei ficou florida por quase quatro meses.


Mas uma coisa sempre me intrigou: nunca consegui que uma florescesse de novo. As outras espécies sempre me presenteiam, mas essa nunca. Foi aí que eu descobri uma coisa: sempre li em várias matérias e até mesmo naquelas etiquetas de instrução que vem com algumas delas, que após a floração deve-se cortar a haste e que pode ser que ela floresça de novo daquela mesma haste. Sempre achei estranho, mas já cortei bem embaixo, bem em cima e nada...

Aí, um belo dia, minha sogra me falou: Tati, depois você me fala que altura tem que cortar, mas eu tenho impressão que está brotando onde tinha os botões. Eu olhei e achei que não. Mas, no fim, não falei para ela onde tinha que cortar e ela não cortou. E não é que saíram novos botões exatamente da onde tinha caído os da florada anterior??? Está belíssima como podem ver.

E aí, eu falei pra mim mãe não cortar as hastes das dela, que ela havia acabado de tirar de um arranjo na sala porque a floração acabou. E tchã! Olhem a foto: está saindo uma nova haste com botões. Não só em uma, mas em praticamente todas as Phalae que ela tinha nesse arranjo.
Conclusão: de agora em diante, não corto mais hastes, a menos que elas sequem sozinhas!

16 comentários:

  1. Tati, adorei seu blog ! As informações são úteis e postadas de uma maneira muito simpática.Parabéns! Um grande abraço, Aline Najar.

    ResponderExcluir
  2. obrigado tati era o que eu estava procurando

    ResponderExcluir
  3. obrigada tirei um pesso da cabeça.

    ResponderExcluir
  4. Entendi! Mas eu já cortei as hastes, será que minha orquídea irá morrer?
    camila_jesus_barreto

    Me responda se possível

    obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Morrer ela não morre. Só que eu cheguei a conclusão de que se corto a haste, corto a possibilidade dela florescer de novo naquela mesma haste.
      Fique tranquila, sua planta não vai morrer por conta disso.
      bj

      Excluir
  5. Prezada Tatiana,

    Eu ganhei uma orquídea Phalaenopsi da minha Tia e adoreiiiiii !!!
    Estava pesquisando no google para saber como cuidar bem dela e achei seu blog.
    Achei super interessante esse assunto aqui.
    Tenho uma dúvida: quantas vezes na semana devo molhar ela?
    E minha Tia falou para colocar dentro da sala, já está lá. Mas ela não pega nem um pouco de sol?

    Agradeço desde já,

    Obrigada,

    Carla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla,
      A melhor maneira de saber se precisa molhar é colocar o dedo na terra. A Phalaenopsis, como a maioria das orquídeas, gosto de umidade, porém não pode ficar encharcada com risco de apodrecer as raízes. Borrifar água nas folhas também é bom. Só tome cuidado para não molhar as flores, pois ficarão cheias de pintinhas escuras.
      Quanto ao sol, ela fica queimada se pegar sol direto. O melhor é dentro de casa mesmo, com bastante luminosidade, mas nunca sol direto.
      Bj
      Tati

      Excluir
  6. li em algum lugar da net, que após a florada, sem cortar a aste, coloca-se uma colher de canela em pó e ela florece novamente....será?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até onde sei, a canela é cicatrizante e impede a entrada de fungos e bactérias. Ou seja, ela não teria função sem cortar a haste. Abraços

      Excluir
  7. Era essa informação que eu procurava! Obrigada
    Camila

    ResponderExcluir
  8. Obrigada, foi muito útil a informação, faz muito tempo que tento descobrir se devo ou não cortar as hastes das orquideas, a resposta é não minha gente !

    ResponderExcluir
  9. Cortei a haste da minha orquídea na metade, ela esta brotando apenas um broto de flor... Sera que ira nascer uma nova haste?

    ResponderExcluir
  10. Cortei a haste na metade, será que nasce outra, ou cresce a mesma? ... Detalhe a pontinha ficou seca.

    ResponderExcluir
  11. Muito grato pela dica! Com essa iniciativa de compartilhar informações, nossas orquídeas estarão sempre belas! Compro orquídeas para presentear os meus familiares e acabei me apaixonando pelo cultivo delas. Meus amigos riem por eu, com 25 anos, gostar de cultivá-las! Mas é um prazer imenso quando elas florescem! Sempre lindas! Agora, me aventurarei na arte dos bonsais.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado pela dica! É muito honrosa a iniciativa de compartilhar informação. Dessa forma, o cultivo das nossas orquídeas se difunde e novos apreciadores o farão, certamente. Eu, ao presentear as mulheres da minha família, acabei me apaixonando pela exuberante beleza das floradas das orquídeas e passei a cultivá-las. Meus amigos riem por eu, com 25 anos, cultivar orquídeas que, à eles, soam como "coisa de velho". Mas adoro-as! E, atualmente, também, me aventuro na arte do bonsais, outra técnica magnífica de manejo de várias espécies que saltam aos olhos tamanha a beleza!

    ResponderExcluir
  13. Por falta de experiencia, eu afoguei minha orquidea... :(
    A haste secou e eu cortei, mas percebi que estão nascendo novas folhas e mais outras coisas que nao sei se são raizes ou uma haste nova, como saber se é raiz ou não?

    ResponderExcluir

Adoro quando você participa do blog.
Tento responder a todos. Se deixar e-mail, respondo por e-mail. Senão, respondo aqui nas postagens mesmo.
Beijo e obrigada!