quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Vitória-régia

Ainda falando das férias, após um passeio de barco para conhecer o Encontro das Águas, onde as águas pretas do Rio Negro e as barrentas do Rio Solimões correm lado a lado sem se misturar, fomos a comunidade cabocla Terra Nova e fizemos uma caminhada adentrando a floresta e pudemos observar as vitórias-régias (Victoria amazonica) no seu ambiente natural.

Essa planta aquática, nativa da Amazônia, tem folhas que flutuam e que podem alcançar até 2,5 m de diâmetro. As da foto tinham em média 1m. Mesmo assim é impressionante!
A flor é linda! Surge no verão e dura apenas 48 horas. No primeiro dia da floração elas se mostram brancas e no segundo dia, o da polinização, elas se tornam róseas.A flor é linda! Surge no verão e dura apenas 48 horas. No primeiro dia da floração elas se mostram brancas e no segundo dia, o da polinização, elas se tornam róseas.

As bordas das folhas são elevadas em até 10 cm, que revelam a página inferior espinhenta e avermelhada. Esta face inferior apresenta uma rede de grossas nervuras e compartimentos de ar responsáveis pela flutuação da folha. A superfície da folha ainda apresenta uma intrincada rede de canais para o escoamento da água, o que também auxilia na sua capacidade de flutuar, até mesmo sob chuvas fortes.

Ainda, segundo o Jardineiro.net, o besouro responsável pela polinização entra na flor no primeiro dia, após o desabrochar, que ocorre no final da tarde, e acaba prisioneiro até o dia seguinte, pois a flor se fecha durante a noite. Após a polinização a flor volta para dentro do lago, para a formação do fruto, do tipo baga, que amadurece em 6 semanas. As sementes produzidas são comestíveis e envoltas por uma espécie de esponja que permite sua flutuação.
O rizoma da planta é rico em amido e sais minerais, e é utilizado como alimento pelo índios.

É uma planta de cultivo delicado, já que é típica da região equatorial e tropical, não tolerando o frio. Por isso, deve ser cultivada sob sol pleno, em lagos ou tanques com mais de 90 cm de profundidade, com água em temperatura de 29 a 32ºC. Não tolera temperaturas abaixo de 15ºC. Não é muito exigente em fertilidade e manutenção. Atualmente há variedades e híbridos com V. cruziana que são um pouco mais adaptados ao frio e de menor porte, para lagos menores.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Orquídeas do Monte Roraima

Sumi esta última semana porque estava de férias e fui a Manaus. Lá visitei um pedacinho bem pequeno da Floresta Amazônica, próxima ao Rio Negro. Esperava encontrar várias orquídeas, flores diferentes, mas para minha decepção não vi nenhuma, nenhuma florzinha... apenas árvores que pareciam todas iguais e que mostraram que é muito fácil se perder na floresta.

Mas, meu maridão foi para Roraima umas semanas antes para subir o Monte Roraima e ele sim viu várias orquídeas, a mais de 2.600m de altitude, e é lógico que tirou fotos para mim. Na verdade quando ele comentou com o guia que eu adorava orquídeas, o próprio guia saiu batendo fotos.

Divido-as com vocês. São muito bonitas e a maioria nunca tinha visto antes.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Pausa para refazer o jardim

Sei que não tenho escrito muito no blog, meu trabalho tem exigido dedicação total. Mas fiz uma pausa para mostrar o que as chuvas e ventos da última semana fizeram com o meu jardim... É isso que dá morar nas alturas e não ter vidros protegendo a varanda. Ainda bem que nenhum dos vasos de cerâmica quebrou, mas foi por pouco. Os vasos que aparecem em pé na estante não estavam lá, eu já tinha dado uma ajeitada.
Agora preciso de um tempo para replantar os vasos que se desfizeram. Já arrumei mais macro, mas tenho que replantar alguns. Ah, e por precaução, todos os vasos estão no chão por enquanto :)

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Folhagens coloridas

A Camila que comentou um dos meus posts pediu dicas de folhagens que aguentam bem o sol. Num primeiro momento não consegui pensar em nada, já que normalmente penso em folhagens para dentro de casa, que são típicas de sombra ou meia-sombra, então fui pesquisar. Não sei o espaço que você tem, mas vou sugerir arbustos.

Eu adoro Nandina (Nandina domestica), que fica avermelhada durante o outono e inverno. Tem folhinhas bem delicadas e tolera o frio também. Pode tanto ser plantada em vasos quanto em canteiros formando maciços. O solo deve ser rico em matéria orgânica.


Ainda nessa linha de folhagens coloridas tem o Cróton (Codiaeum variegatum) e a Mil-cores (Breynia nivosa). O Cróton é legal por sua variedade: tem folhas de vários formatos e com muito colorido, mesclando vermelho, roxo, rosa, branco, amarelo ou verde.

Já a Mil-cores tem folhas verdes, rosas e brancas e dão um visual bem bacana no jardim.
Espero ter ajudado. Estou escrevendo outro post ainda sobre o mesmo tema, mas com folhagens só verdes.