sábado, 28 de novembro de 2009

Gigante de florzinhas miúdas

Faz tempo que queria mostrar para vocês esse cacto que fica na varanda da minha mãe. Na verdade é uma suculenta, mais precisamente uma Euphorbia ingens.
Em agosto despontaram várias florzinhas entre os espinhos. São delicadas e doces também, porque as abelhinhas não saiam de lá. Foi uma briga para tirar essas fotos.
As Euphorbias, no geral, são conhecidas como cacto-candelabro por conta dos seus ramos. Ela tem crescimento lento e pode ser cutivada em vasos ou jardins de pedras, sempre a pleno sol. O solo deve ser de preferência arenoso, a fim de não acumular água.



terça-feira, 24 de novembro de 2009

Novos vasos velhos

Durante esse período que fiquei sumida do blog, aproveitei para arrumar umas coisinhas aqui em casa. Gosto de mudar a decoração de tempos em tempos, pois enjoa, né? Tiro algumas coisas do armário, guardo outras, mudo de lugar. Apartamento pequeno não dá para colocar muita coisa.
Uma das coisas que tirei do armário nessa arrumação foram dois trios de vasos de cerâmica branca que há muito tempo comprei no Etna.
No quadradinho e maior deles plantei plantas-pérola, uma suculenta muito fácil de cuidar. Comprei aqueles mini-vasos, sabe? Adoro suculentas e não resisto quando tem suculentas e cactos diferentes e com aspecto bem saudável. Acabo comprando mesmo sem saber exatamente o que vou fazer. Nesse caso não foi diferente. Comprei primeiro, resolvi depois onde ia colocar. Como o vaso é pequeno, coloquei apenas manta de bidim no fundo para ajudar a escoar a água, impedindo que a terra entupisse o buraco de dreno.
Aproveitando um leitor me perguntou sobre essa plantinha. Ela costuma dar um galho bem comprido, onde se abrem florzinhas miúdas, compridinhas, branquinhas. Olha, eu não costumo cortar, mas o galho seca sozinho depois que a floração termina. Então, se quiser cortar, não tem problema.



No trio de vasos redondinhos e menores, plantei três espécies diferentes de suculentas. Coloquei-os sobre meu barzinho, onde tem também pratinhos onde colocamos nossas chaves. Não ficou fofo?!


sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Jardim suspenso

Andei sumida porque estava trabalhando muito e também porque fiz uma viagem, dessa vez não de férias, mas sim um prêmio que meu maridão ganhou. Fomos para Cuba durante uma semana. Serviu para eu tirar férias das minhas férias que foram muito agitadas.
Bom, como sempre, não podia deixar de observar a natureza e o paisagismo presentes por onde eu passava. Um dos projetos paisagísticos que mais gostei e que não poderia deixar de compartilhar com vocês é o hall do Hotel Meliá em Varadero. O hotel tem várias mini torres interligadas no meio formando um círculo. Olhando de cima parece uma estrela. Mas o que mais me chamou a atenção é esse círculo no meio. Ele não tem teto e milhares de jibóias foram plantadas nos andares de todas as torres criando uma cortina verde belíssima. Além disso, no térreo foi feito um jardim maravilhoso, com direito a lago e até tartaruga.
Ao redor, em cada corredor, há mesinhas e cadeiras, ou sofás e até mesmo uma tenda com chaise longue.