sexta-feira, 12 de março de 2010

Mais sobre jardins verticais

Fiz novas descobertas sobre como fazer um jardim vertical! Lá fora o grande nome nessa arte é o francês Patrick Blanc. Um fã de Patrick, e que foi pessoalmente conhecer sua técnica, montou um blog para ensinar passo a passo como montar o seu muro ou parede verde.

Como não achei nenhum material em português, fiz uma tradução livre dos principais passos da montagem. Tem um vídeo no DIY Greenwalls que mostra a montagem.

Foto do blog DIY Greenwalls

O painel nunca é montado diretamente sobre a parede, a fim de evitar problemas com umidade e infiltrações. O jardim também prevê irrigação automatizada.

A estrutura do jardim é feita de uma placa de PVC impermeável, forrada com 2 camadas de feltro. Esse feltro é cortado, formando bolsos, onde as plantas são colocadas. Uma pequena mangueira corre toda a extensão superior, com pequenos furos, por onde a água escorrerá na dosagem certa para irrigar o painel.

Toda essa estrutura é presa a um painel metálico, que fica preso a parede, mas não grudado nela. É mantida uma distância, por onde circula o ar e assim também impede que a umidade chegue à parede. O ideal é usar pinos/ parafusos/ grampos inoxidáveis.

Na base desse painel é construída uma espécie de jardineira, de PVC também, para onde eu imagino que o excesso de água escorre. Ou é nela que fica a água que é bombeada, por uma bomba com timer, por canos sob o feltro para o topo, de onde escorrem? Essa é uma parte que não ficou clara para mim.

Fiquei morrendo de vontade de tentar montar um painel desses. Será que eu consigo? Bom, primeiro preciso arranjar uma parede...

3 comentários:

  1. Puxa, sempre tive curiosidade para saber como eram montados estes jardins...
    Parabéns pela matéria!
    Enquanto não posso construir um para mim, fico apenas com as molduras de madeira de demolição para as orquídeas. Rssssssss
    Pri

    ResponderExcluir
  2. Ola! estava pesquisando sobre jardins verticais e achei seu site.
    Você entende o que seja woven material? Além disso, parece que o sistema de regas tem que ser bem montado, pois este tipo de jardim é hidroponico, certo?
    Meu email é brunosbm@gmail.com

    Parabens
    Bruno

    ResponderExcluir
  3. Ola! estava pesquisando sobre jardins verticais e achei seu site.
    Você entende o que seja woven material? Além disso, parece que o sistema de regas tem que ser bem montado, pois este tipo de jardim é hidroponico, certo?
    Meu email é brunosbm@gmail.com

    Parabens
    Bruno

    ResponderExcluir

Adoro quando você participa do blog.
Tento responder a todos. Se deixar e-mail, respondo por e-mail. Senão, respondo aqui nas postagens mesmo.
Beijo e obrigada!