quarta-feira, 28 de abril de 2010

Árvore na calçada

Há um tempo atrás, falamos do tema árvores nas calçadas. Falamos aqui, aqui e aqui sobre os cuidados na escolha das espécies e como devem ser feitas as calçadas em São Paulo. 
Outro ponto importante, que não abordamos na época é a área onde essas árvores são plantadas. Além da questão de haver espaço para as raízes crescerem, a área de terra livre é importante para manter a permeabilidade do solo nas grandes cidades. Isso auxilia na prevenção de enchentes, pois permite que a água das chuvas escoe mais fácil.
Mas, muita gente reclama que a terra faz meleca ou que fica ruim para os pedestres passarem. Ai vemos coisas como as que o Ricardo do blog Árvores de São Paulo mostrou nesse post. Uma solução para isso é colocar grades como a da foto abaixo. Já vi quadradas também.
Agora o que acho melhor mesmo, se for possível, é ao invés das grades e o cimento em volta, é colocar forração ou grama em toda área permeável.

Um comentário:

  1. Olá!

    Cheguei aqui através do blog Decoaracasa. :)

    E adorei!!! Seu post veio a calhar. Na calçada da minha casa tinha uma quaresmeira, mas infezlimente ela adoeceu e veio a Morrer. Estava justamente pensando em que espécie escolher para replantar no lugar. :)

    Bjs!

    ResponderExcluir

Adoro quando você participa do blog.
Tento responder a todos. Se deixar e-mail, respondo por e-mail. Senão, respondo aqui nas postagens mesmo.
Beijo e obrigada!