quarta-feira, 21 de abril de 2010

Cuidados para o inverno

Apesar de não parecer, o outono já se iniciou há um mês. Mas, espera-se que logo logo, o inverno dê as caras e as temperaturas comecem a cair. No inverno, a maior parte das plantas entram em dormência, ou seja, tem seu metabolismo diminuido e nossos esforços para seu crescimento e florescimento serão em vão.

Por isso, agora no outono, é a época de cuidarmos do nosso jardim. O objetivo é recuperar as plantas do verão e deixá-las preparadas para sobreviver ao inverno (apesar de que o nosso não costuma ser rigoroso) e desabrocharem na primavera.

É simples. Eu já preparei o meu jardim no fim de semana passado.

ADUBAÇÃO
Como costuma chover bastante no verão, a terra acaba sendo "lavada" e juntos vão os nutrientes. Por isso, agora é hora de adubarmos.
Procure revolver a terra para dar uma aerada. Em seguida, adicione o adubo, que pode ser orgânico ou químico. Ambos estão disponíveis em lojas de jardinagem e gardens centers.

PODA
Retire apenas as folhas e galhos secos e doentes, com o objetivo de fazer uma limpeza.

REGAS
Com a diminuição do calor, as regas podem ser reduzidas. Mas, isso vai depender de como o clima se comportar nas próximas semanas e também da região onde você está e o local do jardim.
Aqui em São Paulo, por exemplo, não chove há mais de uma semana e as temperaturas se elevaram novamente. Além disso, meu jardim fica na varanda, em andar alto, o que faz com que a terra seque rapidamente por causa da brisa e dos ventos fortes, quando aparecem. Por isso, sempre recomendo a amigos quando me perguntam sobre, que a melhor medida é colocar seu dedo na terra e ver se ainda está úmida. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro quando você participa do blog.
Tento responder a todos. Se deixar e-mail, respondo por e-mail. Senão, respondo aqui nas postagens mesmo.
Beijo e obrigada!