segunda-feira, 12 de abril de 2010

Espetáculo da natureza


Já tinha ouvido falar, mas nunca tinha visto de perto as flores de cerejeira. São de uma delicadeza e ao mesmo tempo o conjunto é muito imponente. Pude vê-las em Paris, próximo ao Arco da Defesa, num jardim com plantas do estilo oriental, dentre elas, cerejeiras em flor. 


A Sakura, como é conhecida no Japão, é uma árvore que floresce uma vez por ano. No outono, perde todas as suas folhas e passa o inverno em dormência, para renascer na primavera, quando explode em flores.
Essas flores não duram mais que uma semana. São frágeis, um vento mais forte ou chuva, podem derrubá-las.

Para os orientais tem uma simbologia de felicidade, marcam o início da primavera, é quando a vida começa.
Para apreciar essa beleza natural, durante sua floração acontece o hanami, que significa "olhar as flores". Os japoneses param suas atividades para fazer piqueniques embaixo das cerejeiras.


No Japão existem cerca de 300 espécies de cerejeiras, com flores vermelhas, brancas, rosas ou pêssegos. No Brasil, devido ao clima, a maior parte das espécies não se desenvolve. Mas uma espécie, originária da ilha de Okinawa, que tem o clima semelhante ao nosso, se adaptou e a partir da década de 80, mudas começaram a ser vendidas.
Aqui no Brasil, a floração ocorre entre julho e setembro. Um local onde há muitas cerejeiras plantadas e todos anos acontece o hanami é o Parque do Carmo na Vila Carrão em São Paulo.

A cerejeira é uma árvore robusta e deve ser plantada em solo drenado e mantido úmido, sem encharcar. As mudas demoram em torno de 3 a 4 anos para dar a primeira florada. O Viveiro Flor de Cerejeira é um dos locais onde mudas podem ser adquiridas. No site também há mais informações.

5 comentários:

  1. muito bonita....bem interessante sua materia sobre a cerejeira....t mas

    ResponderExcluir
  2. que maravilha-tenho uma cerejeira mas ainda pequena-tem uns 40 cm recém-que máximo saber que ela dará flores lindas assim...bjos

    ResponderExcluir
  3. Buenas, meu nome é Solon , sou do RGS. Gostei muito de seu blog. Estou interessado em amizades para troca de ideias e plantas. Meu email msolonm@hotmail.com
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Adoro quando você participa do blog.
Tento responder a todos. Se deixar e-mail, respondo por e-mail. Senão, respondo aqui nas postagens mesmo.
Beijo e obrigada!