quinta-feira, 13 de maio de 2010

Jardins franceses

Acho que já comentei com vocês que estou estudando a história dos jardins. Sozinha mesmo, lendo The history of gardening da Penelope Hobhouse.
Um estilo que faz parte dessa história e que pude conferir pessoalmente nas minhas férias é o estilo francês ou jardim francês. Esse estilo é um dos mais formais que temos. Também é conhecido como jardim clássico.

O jardim se tornou um lugar de vivência fora da casa no Renascentismo, no século XV. Foi nessa época que ele ganhou um significado mais próximo do que temos hoje. Se tornou um lugar para lazer e debates filosóficos. Foi quando os jardins europeus ganharam destaque. Primeiro os italianos e depois os franceses, nos séculos XVI e XVII.

Os jardins franceses mostram a mudança da relação do homem com a natureza. O homem passa a subjugá-la e as linhas retas tornam-se predominantes, mostrando o seu poder. Um dos maiores exemplos disse é o jardim do Palácio de Versailles, que foi construído para iluminar o esplendor de Louis XIV. É esse jardim que visitei.

Nas fotos vocês vão ver que é tudo muito bem definido, inclusive as plantas, a maioria topiadas. Mesmo sem as folhas (apesar da primavera já ter começado quando estive lá, a maior parte das plantas ainda não tinha retomado seu esplendor), você consegue enxergar a forma topiada.
Por conta da época que fui, não pude ver flores como rosas, tulipas e azaléias, que costumam fazer parte desse estilo. Lógico, sempre numa menor proporção e em canteiros limitados.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro quando você participa do blog.
Tento responder a todos. Se deixar e-mail, respondo por e-mail. Senão, respondo aqui nas postagens mesmo.
Beijo e obrigada!