quarta-feira, 16 de junho de 2010

Árvore flamejante

Uma outra árvore que vi nas estradas por onde passei no México é a Flamboyant (Delonix regia). Primeiro fiquei encantada com a floração abundante e a quantidade de árvores iguais. Depois, como sou bem fraquinha em árvores, tentei reconhecer, mas confesso que não identifiquei qual era.
Já no final da viagem, perguntei ao sr. Durán, nosso guia, e ele e meu marido ao mesmo tempo responderam: Flamboyant. Ele me perguntou se temos essa árvore no Brasil e confirmamos. Pena que não consegui tirar nenhuma foto por lá...

Foto: flickR - Flavio Cruvinel Brandão

Apesar dessa abundância por lá e por ser comumente encontrada aqui no Brasil também, a Flamboyant é originária de Madagascar. Se você quiser plantar uma, alguns cuidados devem ser tomados.
Plantá-las somente em parques ou grandes áreas abertas, por se tratar de uma árvore de grande porte. Atinge em média 12 m de altura. Outro ponto são suas raízes, agressivas e superficiais: segundo motivo para não plantá-las em calçadas.
É uma árvore que tem crescimento rápido. É caduca, ou seja, perde suas folhas durante o inverno. A floração acontece na primavera. E para terminar, não tolera geadas e temperaturas baixas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro quando você participa do blog.
Tento responder a todos. Se deixar e-mail, respondo por e-mail. Senão, respondo aqui nas postagens mesmo.
Beijo e obrigada!