quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Colocando pedrisco na varanda

Vou contar porque ando com pedrisco na cabeça. Estou montando a varanda da minha irmã (lembra que mostreia minhas inspirações aqui?) e resolvi colocar decks com pedriscos. Ainda não está finalizada, então não vou mostrar ainda. Mas, vou mostrar o passo a passo de como colocar pedriscos aí na sua varanda ou no seu jardim. É simples.

Você coloca a manta de bidim. Oi? Isso, a manta de bidim ou manta de drenagem é uma manta de poliéster utilizada para facilitar a drenagem. Usamos essa manta no plantio de vasos, mas esse é assunto pra outro post. Então, no caso de pisos cerâmicos, a manta vai evitar que os pedriscos entupam ralos. Se o local for de terra, você pode colocar areia, a manta e depois os pedriscos. Nesse caso vai evitar um pouco que a vegetação se alastre para a área dos pedriscos.

A varanda ANTES.

Eu colocando a manta.

Aí posicionei os decks.

E por último, os pedriscos foram colocados.

A manta que usei é cinza, mas a cor varia conforme a marca. Os decks foram comprados prontos na Leroy Merlin e passei Polisten transparente para proteger a madeira. E para essa área foi um pouco mais de 40 Kg de pedrisco.

Uma leitora me perguntou se tem algum produto para que o pedrisco suje menos e até onde sei não. No caso da varanda, ainda vamos jogar água para assentar o pó dos pedriscos e limpar o esbranquiçado do deck.
Se seus pedriscos estiverem num jardim, onde caem folhas e flores, para limpar use um soprador de ar. Ou manualmente mesmo, mas dá mais trabalho.

17 comentários:

  1. Tem um ar simples mas lindo, vai ficar maravilhoso, também queria ter assim uma irmã :)
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. Tati
    Ficou ótimo... aqui não tem espaço nem pra isso... não cabe nem um pé direito! hahaha!
    Menina, preciso ir atras das mudas da planta indicada... esse vai ser o primeiro fim de seman que vou ter mais livre... vamos ver se consigo ir!
    Beijos
    lelê

    ResponderExcluir
  3. ADOREI A IDÉIA!!!!

    Acho que dá para fazer num cantinho daqui de casa!

    Um beijo
    Ana
    http://amorecalor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Tati,
    estou tao orgulhosa da tua criatividade, de ver vc com a mao na massa, de saber que a tua irma eh tao importante pra vc.
    Vc eh um tesouro!

    ResponderExcluir
  5. Meninas, obrigada!
    Em breve, mostrarei a varandinha pronta.
    bj

    ResponderExcluir
  6. oi, meu nome é Patrícia, moro em Bauru e estou tentando começar um jardim.É um sonho antigo,e meu maior problema é a falta de grana, porque tenho bastante espaço.Gostaria de umas dicas,to ficando doida...se quiser mando fotos no seu email.Coloquei 30 metros de grama esmeralda,comprei uma mudinha de manacá da serra e uma de jabuticaba, fiz uns recortes redondos na grama,beirando o muro, mas queria colocar umas pedras,plantar umas mudas, mas nem sei por onde começar, socorro!Muito obrigada por compartilhar conosco suas dicas,bjs.

    ResponderExcluir
  7. Oi Patricia!
    Me manda um email ou passa seu email. Fica mais fácil conversarmos.
    bj

    ResponderExcluir
  8. Amiga Blogueira, Adorei essa dica e já seguidora do seu blog.

    Quero fazer o mesmo na área externa do meu apartamento.Fiquei sabendo que tem um material novo deck de plástico. Você Conhece???

    saudeedecoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gladys, conheço um que é de madeira e tem estrutura de plástico embaixo para encaixar um no outro. Todo de plástico nunca vi.
      bj

      Excluir
    2. Olá Tatiana, Obrigada pela resposta, adorei a sua idéia e vou fazer o mesmo na área que tenho. Bjs.
      Lia.

      Excluir
  9. adorei, nossa isso vai resolver minha vida!!!

    bjs

    eliana

    ResponderExcluir
  10. Olá, será que alguém pode me ajudar, é o seguinte:
    Tenho uma área de +/_ 12 mts² que tem muita umidade, gostaria de fazer um local de descanço, pois já tem um pergolado de madeira, pensei em colocar a manta de drenagem, areia, pedriscos com os dekes. Será esta a ordem ou coloco a areia primeiro e por cima a manta.
    Agradeço as informações, se possível por email
    mateucci@ig.com.br
    Lia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia! Coloque primeiro a areia e depois a manta com os deques e pedriscos por cima. Bj

      Excluir
  11. oi. será que poderiam me ajudar?
    Gostaria de fazer o mesmo na minha varanda, porém tenho um cachorrinho, e sempre quando compramos coisas novas ele tem q estrear primeiro (fazendo xixi), então gostaria de saber se posso lavar a varando se fizer do mesmo jeito da foto, mas gostaria de lavar com frequência, pois minha varanda é aberta e dá muito poeira, isso é possível?

    ResponderExcluir
  12. Adorei a ideia... acho que vou fazer o mesmo na minha pequena varanda. Já tem foto dela toda pronta, com as flores? Bjs, Mi

    ResponderExcluir
  13. Olá Tatiana...

    Achei lindo a varanda!!! Quero fazer isso num pequeno terraço que tenho. Você saberia me dizer se essa manta que você utilizou também impermeabiliza o chão para evitar infiltração? Obrigada.
    Telma

    ResponderExcluir
  14. Olá, parabéns pelo trabalho. Gostaria de fazer o mesmo em meu quintal de piso comum, mas meu receio é com relação a umidade. Se eu colocar a manta e o pedrisco como poderia fazer quando chove por exemplo? Obrigada. Se possível me envie por email: patriciaaraujosferrari@hotmail.com

    ResponderExcluir

Adoro quando você participa do blog.
Tento responder a todos. Se deixar e-mail, respondo por e-mail. Senão, respondo aqui nas postagens mesmo.
Beijo e obrigada!