domingo, 31 de outubro de 2010

O encantador Raul

Na sexta-feira estava de folga no trabalho e fui fazer o III Curso de Imersão em Paisagismo com o Raul Cânovas. Costumo ler as entrevistas e artigos que faz na Revista Natureza, tento acompanhar seus textos no blog Jardim das Idéias. Sempre me pareceu um paisagista conceituado, muito ligado a natureza, que gosta do que faz.

Confesso que fiquei com receio de no meio do dia ficar, desculpe-me a expressão, de "saco cheio". Ultimamente não tenho tido muito paciência para cursos e tem que realmente ser bom para eu voltar nas aulas. Mas, como era só um dia e faz tempo tinha curiosidade de conhecê-lo pessoalmente, me inscrevi.
Se olhar os slides apresentados no curso, não trazem um conteúdo muito diferente do curso de paisagismo básico que fiz há alguns anos. E se pensarmos que esse curso foram apenas 8 horas de aula, esse conteúdo estava bem condensado, poderíamos dizer superficial.
Mas, ao contrário da impressão que se possa ter ao olhar o material, sai de lá sabendo muito mais. Raul conta mesmo suas experiências, o que dá certo, o que não dá certo, o que pode ser feito, conta histórias. Histórias de sua vida, de seus projetos, sobre aquilo que acredita. Devorava cada palavra sua, me emocionava com o seu amor pela natureza, pela beleza da vida.

Foi realmente um dia que valeu muito a pena. Fiquei encantada com esse argentino, que vive no Brasil há muitos anos, cresceu em meio a natureza, aprendendo a respeitar e admirá-la. É uma simpatia só. Ele tem muita experiência e fica muito feliz em poder compartilhá-la. E não se dá por satisfeito: está sempre estudando e querendo saber mais.

E eu fiquei refletindo aqui que tenho um longo caminho a percorrer se resolver um dia mudar mesmo de profissão...

Projeto do Raul - foto tirada do site dele

Você curte jardinagem, paisagismo, natureza? Se tiver oportunidade de assistir a uma palestra dele, não perca. Vale a pena! Acesse o site dele para conhecer um pouco mais sobre ele e seu trabalho, assim como agenda de cursos e palestras. E acesse o blog para ler textos belíssimos e tirar dúvidas também. Ele sempre responde.

Bj

Um comentário:

  1. E no final tudo o que conta é a experiência de vida, isso traz conteúdos sempre válidos e gratificantes...

    ResponderExcluir

Adoro quando você participa do blog.
Tento responder a todos. Se deixar e-mail, respondo por e-mail. Senão, respondo aqui nas postagens mesmo.
Beijo e obrigada!