quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Plantando vasos

Mais um fim de semana prolongado chegando. Que tal aproveitar para cuidar dos seus vasos? Ou mesmo plantar alguns e começar o seu jardim naquele espaço pitico ou mini varanda como a minha? Bom, eu estou precisando replantar alguns vasos...

E aí vai o passo a passo de como fazer isso, com um sistema de drenagem adequado que não vai deixar a planta encharcada e nem que a terra entupa os buracos de dreno do vaso com o tempo.

Coloque argila expandida ou brita no fundo do vaso, que deve ter furos para a água escorrer (muito importante!). A argila expandida é mais leve. Para vasos maiores, acho mais recomendada, pois se colocar brita, não vai ter quem tire o vaso do lugar depois.
A argila deve cobrir todo o fundo do vaso. O da minha foto tem formato de cone, então preenchi a parte mais estreita.
Existe argila expandida em tamanhos diferentes. Use a pequena para vasos menores, senão vão ocupar todo o vaso e não vai sobrar espaço para a planta.


Depois, por cima da argila ou brita, coloque a manta de drenagem ou manta de bidim. Ela deve cobrir toda a camada de baixo e ainda subir pelas paredes do vaso. Sua função é evitar que a terra desça por entre a argila, o que vai fazer com que o dreno deixe de funcionar.
Existe manta de espessuras e cores diferentes e assim como a argila, pode ser comprada em garden e home centers.


Agora, você pode colocar a terra e plantar.


Bom, espero que não chova e eu possa finalmente cuidar dos meus vasos. Andam tão abandonados!
bj

5 comentários:

  1. Tati
    Esta dica é para vasos maiores ou pra qualquer um? Eu comprei dois pequenos... pequenos mesmo, mas ainda não plantei nada... eu ia no mesmo lugar que ia contratar para trocar a jardineira, mas não tive tempo de nada... to parecendo um zumbizinho! rsss.
    Beijos
    lelê

    ResponderExcluir
  2. Lelê, a dica serve para qualquer um, inclusive jardineiras.
    Agora, se for daqueles vasinhos minúsculos, sabe daqueles mini, que vem com suculentas, aí vai ficar complicado montar todo esse processo porque as pedrinhas e a manta vão ocupar o vaso todo.
    bj

    ResponderExcluir
  3. Olá, Tatiana. Visito sempre seu blog e acho ótimo,mas queria mais postagens rs rs. Tenho dúvidas sobre substratos e o solo ideal para vasos de flores ou folhagens. Como voce faz? Desde já agradeço e mando um abração.

    ResponderExcluir
  4. Suêd, que legal. Que bom que tem sugestão para post. Vou pensar no assunto e prometo que em breve verá algo publicado por aqui a respeiro.
    Abraços,

    ResponderExcluir
  5. Gostei da sua explicação como usar a manta.
    Sou como voce adoro pianta mas não tenho muito espaço.
    Minha duvida é se acho a manta em material de construção.
    Abraçpos!!!

    ResponderExcluir

Adoro quando você participa do blog.
Tento responder a todos. Se deixar e-mail, respondo por e-mail. Senão, respondo aqui nas postagens mesmo.
Beijo e obrigada!