quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Tecnologia no seu jardim

Eu vi no blog da revista americana Garden Design o EasyBloom, uma ferramenta que me pareceu interessante para jardineiros iniciantes ou pessoas que querem ter um jardim, mas acham que não levam jeito.


Você espeta ele no local onde você quer plantar alguma coisa e, durante 24 horas, ele levantará as condições daquele ambiente, como luminosidade, temperatura, umidade e condições do solo. Aí você pluga ele no computador, via porta USB e ele vai te dizer quais plantas, entre flores, ervas, árvores, frutíferas, você pode plantar naquele local. Ele também diagnostica plantas em dificuldade e te ajuda a salvá-las. E serve como alarme para aguar as plantas também.

Ainda não vi a venda no Brasil, mas é possível comprá-lo na Amazon, não sei se entregam aqui. Só precisa tomar cuidado porque acho que o software é todo ajustado para as condições climáticas dos Estados Unidos.

Mas o que mais gostei visitando o site deles, é que você tem acesso a uma biblioteca de mais de 5000 espécies. Você pode filtrar pela cor da flor, tipo de planta, porte, cor e forma das folhas, tipo de solo e época de florescimento. Ele mostra as fotos e clicando sobre ela você acessa a ficha completa, com o nome científico, o que ajuda a identificar a planta aqui no Brasil, pois nem sempre os nomes populares são os mesmos.
Nunca tinha visto um banco de dados que pudesse ser acessado assim na internet. Se alguém souber de algum brasileiro, me conta!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Rainha da noite

A rainha da noite (Hylocereus undatus) sempre é uma atração no jardim da casa dos meus sogros durante o verão. Já a tinha visto uma ou duas vezes quando estou por lá, mas nesse feriadão várias flores abriram ao mesmo tempo por duas noites seguidas. A flor dessa cactácea abre somente uma vez e durante a noite, murchando ao nascer do sol. Também exala um perfume forte e portanto, deve-se evitar plantá-la próxima a quartos.

E não sei se já falei para vocês, fotografar é uma outra atividade pela qual venho me apaixonando cada vez mais. Então tirei mais de 60 dessas flores maravilhosas. Quem sabe algumas viram quadros...

Mais informações sobre essa planta, leia aqui, aqui e aqui.







terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Mar artificial

Quando se fala de forração, normalmente as pessoas pensam em plantas, até mesmo em gramados. Seguindo esse conceito, forração ou plantas de forração são plantas normalmente mais rasteiras, ou seja, que se espalham/ crescem mais na horizontal do que na vertical e que, tem a finalidade de proteger o solo da erosão causada por ventos e chuvas. Porém, no lugar das plantas podemos usar outros materiais para forração, como por exemplo, pedriscos, seixos, casca de pínus.




Nesse condomínio em Puerto Madero, Buenos Aires, foi utilizado um material diferente. Não consegui descobrir exatamente do que se trata, mas parecem pedras de vidro jateado, talvez seja um tipo de acrílico, ou pedras mesmo, do tipo daquelas que se coloca em aquário, mas em dimensões maiores.



Estava passando pela rua e a cor me chamou a atenção, me fez chegar mais perto para ver exatamente do que se tratava. A composição ficou muito bonita contrastando com os canteiros tortuosos de bulbine (Bulbine frutescens). Definitivamente um jardim para contemplação, onde eu passaria horas sentada olhando para esse mar artificial.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Simplicidade

Às vezes me pego admirando vasos sofisticados (e caros por sinal). Cerâmica vietnamita então, um luxo... um dia ainda vou ter um. Mas, para ter um cantinho bonito e aconchegante, ele não precisa ser sofisticado. Na maior parte das vezes a simplicidade dá o toque que precisamos. E quer mais simplicidade do que vasos de barro? Além disso, costumam ser baratos e são ótimos para as plantas, pois são drenantes e mantém a umidade necessária. Os da foto trazem a espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata) que é uma planta rústica, resistente, ótima para jardins de baixa manutenção.

Aproveitando: estou colocando ordem no blog. Havia alguns comentários pendentes para serem publicados. E estou procurando na medida do possível, responder a todos.
Só peço que vocês se identifiquem, deixem o e-mail. Assim fica mais fácil eu retornar. De qualquer maneira, respondo o comentário na própria postagem comentada também. Se você deixou um recadinho ou uma pergunta para mim, passa lá para ver a resposta.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Muito verde para vocês

Um 2010 muito verde para vocês! Verde jardim, verde de esperança. Que seja de muitas realizações!

Estou um pouco atrasada, né? Mas o que vale é a intenção e ainda estamos em janeiro...
Andei sumida por conta do fechamento do ano, festas, viagens. Mas prometo voltar a postar em breve. Estou estudando a história dos jardins, tirei fotos de coisas legais nessa viagem, estou colocando em prática idéias bacanas. E vou mostrar tudo aqui no blog.

Beijo!