sexta-feira, 30 de abril de 2010

Vaso castiçal

Vou falar novamente da designer Pernille Vea. Ela tem coisas muito legais para arranjos e decoração.
O castiçal Galerie é outra peça que adorei. Além da vela que dá um charme, você pode novamente soltar sua criatividade para montar arranjos diferentes.
Para ver mais produtos da Pernille, acesse o site. Bjus e bom fim de semana!

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Magnolia

Vi essa arvoreta em vários lugares por onde passei nas minhas férias. Acho que nunca a vi aqui no Brasil, pelo menos não me lembro. Fui pesquisar e descobri que se trata da magnolia. É uma planta nativa das zonas temperadas do hemisfério norte. São decíduas, ou sejam perdem suas folhas no inverno. E depois florescem lindamente como vocês podem ver abaixo. As flores são brancas ou rosadas, grandes e perfumadas.


quarta-feira, 28 de abril de 2010

Árvore na calçada

Há um tempo atrás, falamos do tema árvores nas calçadas. Falamos aqui, aqui e aqui sobre os cuidados na escolha das espécies e como devem ser feitas as calçadas em São Paulo. 
Outro ponto importante, que não abordamos na época é a área onde essas árvores são plantadas. Além da questão de haver espaço para as raízes crescerem, a área de terra livre é importante para manter a permeabilidade do solo nas grandes cidades. Isso auxilia na prevenção de enchentes, pois permite que a água das chuvas escoe mais fácil.
Mas, muita gente reclama que a terra faz meleca ou que fica ruim para os pedestres passarem. Ai vemos coisas como as que o Ricardo do blog Árvores de São Paulo mostrou nesse post. Uma solução para isso é colocar grades como a da foto abaixo. Já vi quadradas também.
Agora o que acho melhor mesmo, se for possível, é ao invés das grades e o cimento em volta, é colocar forração ou grama em toda área permeável.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Vaso camaleão

Ainda, falando da seleção de vasos e cachepôs do UOL, entrei no site da Scandinavia Designs e encontrei várias idéias bacanas.
Uma delas foi o Galerie Vase, da designer Pernille Vea. Esse vaso foi inspirado na forma de uma rosa. Na verdade são 2 vasos, que podem ser usados um dentro do outro ou separadamente.
Agora, o que mais gostei é da infinidade de maneiras que podemos utilizá-los: com velas, água, pedriscos, ramalhetes, uma única haste etc. É só soltar a imaginação e terá um vaso novo cada vez que enjoar do arranjo.



Ele pode ser comprado na loja conceito da Scandinavia Designs em São Paulo, mas não sei o preço. Pesquisando na internet, achei um site português, a Loja Inexistencia, que entrega no Brasil e que cobra R$96,00, sem a taxa de entrega. Então, espero que custe no máximo isso na loja por aqui...

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Xícara ou vaso?

A UOL publicou na 6ª feira uma seleção de vasos e cachepôs. Alguns bem diferentes, outros nem tanto. Alguns mais acessíveis, mas a maioria com preços impeditivos... pelo menos para mim. Mas, apreciar não custa nada.

Adorei o cachepô Xícara da marca holandesa Invotis. Não é fofo? Imagina uma mesa arrumada com um desses em cada lugar para recepcionar seus convidados. Ficaria um charme... Acho que dá para improvisar com as xícaras de casa ou bowls com pires, que tal?

A planta usada na foto é o dinheiro em penca (Callisia repens). Ela é ótima para fazer esses arranjos e para dar de lembrança aos seus convidados também. Dizem que traz sorte e dinheiro a quem ganha uma muda de presente.
O dinheiro em penca é uma planta muito usada como forração e que se espalha facilmente. Mas o uso em jardineiras e vasos também é comum. Vai bem em locais de meia-sombra, com regas regulares.
Se quiser criar outros vasos a partir de uma muda, é só tirar as pontas dos galhinhos e fincar na terra, que eles enraizam e viram uma nova planta.



Foto: UOL

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Faça você mesmo seu jardim no teto

Gente!!! Navegando por blogs amigos, conheci o Design Sponge, da americana Grace Bonney. E assim como eu, ela ficou namorando o Sky Planter (já falei dele aqui e aqui), mas estava sem grana, ou leia-se, achou muito caro como eu. Só que ela resolveu colocar a mão na massa e criar o seu próprio Sky Planter. E o melhor, ainda customizou o revestimento do vaso.
No blog, tem o passo a passo (em inglês). Quem se arrisca?

Foto: Design Sponge

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Cuidados para o inverno

Apesar de não parecer, o outono já se iniciou há um mês. Mas, espera-se que logo logo, o inverno dê as caras e as temperaturas comecem a cair. No inverno, a maior parte das plantas entram em dormência, ou seja, tem seu metabolismo diminuido e nossos esforços para seu crescimento e florescimento serão em vão.

Por isso, agora no outono, é a época de cuidarmos do nosso jardim. O objetivo é recuperar as plantas do verão e deixá-las preparadas para sobreviver ao inverno (apesar de que o nosso não costuma ser rigoroso) e desabrocharem na primavera.

É simples. Eu já preparei o meu jardim no fim de semana passado.

ADUBAÇÃO
Como costuma chover bastante no verão, a terra acaba sendo "lavada" e juntos vão os nutrientes. Por isso, agora é hora de adubarmos.
Procure revolver a terra para dar uma aerada. Em seguida, adicione o adubo, que pode ser orgânico ou químico. Ambos estão disponíveis em lojas de jardinagem e gardens centers.

PODA
Retire apenas as folhas e galhos secos e doentes, com o objetivo de fazer uma limpeza.

REGAS
Com a diminuição do calor, as regas podem ser reduzidas. Mas, isso vai depender de como o clima se comportar nas próximas semanas e também da região onde você está e o local do jardim.
Aqui em São Paulo, por exemplo, não chove há mais de uma semana e as temperaturas se elevaram novamente. Além disso, meu jardim fica na varanda, em andar alto, o que faz com que a terra seque rapidamente por causa da brisa e dos ventos fortes, quando aparecem. Por isso, sempre recomendo a amigos quando me perguntam sobre, que a melhor medida é colocar seu dedo na terra e ver se ainda está úmida. ;)

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Reaproveitando latinhas de cerveja ou refrigerante

Em Paris, fui conhecer o Centre Pompidou, um prédio moderno, com sua estrutura aparente e que se destaca no meio de construções antigas. Dentro funciona o Museu de Arte Moderna, além de cinemas, livraria etc., ou seja, é um lugar de cultura e artes. Há também uma loja com objetos feitos por design. E lá encontrei de tudo: de móveis a brinquedos, passando por utensílios domésticos e decoração.

Centre Pompidou
Logo na vitrine, em exposição, o Sky Planter. Já tinha falado dele aqui no blog. E é lógico que fiquei enlouquecida e queria trazer para montar a minha hortinha na cozinha. Mas, achei o preço muito salgado: o menorzinho de todos, porque eles tem 3 tamanhos: 28 euros + 14 euros o fio de aço para pendurá-lo = 42 euros = aproximadamente 100 reais. Por um vaso que é super diferente, mas que tem uns 15 cm de altura. E um só não resolveria meu problema, eu queria no mínimo três deles! Snif...

Bom, mas o que eu queria mostrar era esse "montador de arranjo floral" que vi por lá. Custava 12 euros se não me engano. A idéia é improvisar um arranjo para aquele jantar de última hora. Ou, podemos dizer que os bêbados também gostam de flores? Hehehehe
Enfim, o conceito é legal e me deu uma idéia faça-você-mesmo! O 6 Pack Vase tem a função de prender as latinhas pelo bocal, mas podemos forrar as latinhas com um tecido ou papel de presente bem bonito e amarrá-las com um barbante ou fita. Se você tiver um jardim florido do lado de fora da sua casa, é só cortar algumas flores e pronto.

domingo, 18 de abril de 2010

Acessórios para seu jardim: vidro

Eu adoro vidro. Acho que ele dá leveza a decoração e, por ser transparente, permite brincar com texturas e cores. Sempre que vou a CEAGESP ou Garden Sul ou a uma loja de decoração, fico louquinha para comprar vidros para fazer arranjos. Mas, como estou com superlotação nos meus armários, tenho que me conter e imaginar novos arranjos com o que já tenho.

Lá na Suíça, entrei em uma loja de decoração e coisas para casa e, adivinhem? Adorei esse comedouro para pássaros. Você coloca o alpiste e um galho para o passarinho pousar e comer. Além de ser muito bonito, é higiênico porque vidro é muito fácil de lavar e desinfetar.


Tinha outras coisas na loja e acabei pegando um catálogo do fabricante, a Glasi Hergiswil. Abaixo alguns dos produtos que mais gostei.

Guia para ramo da orquídea.
Muito mais charmoso do que
 aqueles arames, né?

Enfeita o seu vaso e ainda garante que sua plantinha
não morra de sede durante suas férias.

Olha que charme para arrumar a mesa.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Marché aux fleurs

Adoro ir a feiras e exposições de plantas. E adoro mais ainda comprar plantas! Mas, dessa vez estava de férias, não tinha como trazer pra casa. Então fui só apreciar mesmo.
Esse é o Marché aux Fleurs (mercado de flores) de Paris. Ele funciona direto, todos os dias, e é um dos últimos mercados desse tipo em Paris. São várias lojinhas, uma do lado da outra, em 2 ou 3 corredores, e eles expõe as plantas do lado de fora. Me lembrou um pouco as floriculturas da Suíça.
As plantas ornamentais vendidas por lá são, em sua maioria, as mesmas encontradas por aqui. Também tem vasos, artesanato e decoração para jardins e áreas externas.
Estava um pouco tumultuado porque era domingo e, aos domingos, o mercado de flores divide o espaço com uma feira de pássaros.
Foi um ótimo passeio para relaxar!

Vista de um dos corredores
Eu junto a várias azaléias floridas


Fiquei doida pelo regador e baldinhos com furos em forma de coração

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Espetáculo da natureza


Já tinha ouvido falar, mas nunca tinha visto de perto as flores de cerejeira. São de uma delicadeza e ao mesmo tempo o conjunto é muito imponente. Pude vê-las em Paris, próximo ao Arco da Defesa, num jardim com plantas do estilo oriental, dentre elas, cerejeiras em flor. 


A Sakura, como é conhecida no Japão, é uma árvore que floresce uma vez por ano. No outono, perde todas as suas folhas e passa o inverno em dormência, para renascer na primavera, quando explode em flores.
Essas flores não duram mais que uma semana. São frágeis, um vento mais forte ou chuva, podem derrubá-las.

Para os orientais tem uma simbologia de felicidade, marcam o início da primavera, é quando a vida começa.
Para apreciar essa beleza natural, durante sua floração acontece o hanami, que significa "olhar as flores". Os japoneses param suas atividades para fazer piqueniques embaixo das cerejeiras.


No Japão existem cerca de 300 espécies de cerejeiras, com flores vermelhas, brancas, rosas ou pêssegos. No Brasil, devido ao clima, a maior parte das espécies não se desenvolve. Mas uma espécie, originária da ilha de Okinawa, que tem o clima semelhante ao nosso, se adaptou e a partir da década de 80, mudas começaram a ser vendidas.
Aqui no Brasil, a floração ocorre entre julho e setembro. Um local onde há muitas cerejeiras plantadas e todos anos acontece o hanami é o Parque do Carmo na Vila Carrão em São Paulo.

A cerejeira é uma árvore robusta e deve ser plantada em solo drenado e mantido úmido, sem encharcar. As mudas demoram em torno de 3 a 4 anos para dar a primeira florada. O Viveiro Flor de Cerejeira é um dos locais onde mudas podem ser adquiridas. No site também há mais informações.

domingo, 11 de abril de 2010

Novidades no blog

Passei o sábado estudando e implementei melhorias ao blog.

Adicionei algumas funcionalidades para que, você e eu, possamos manter um contato mais próximo. Agora é possível receber as atualizações via e-mail ou assinar o feed do Verde Jardim. Também podemos manter contato por e-mail, Twitter ou Facebook. É só acessar os botões e links na barra lateral. E é lógico que também podemos manter contato através dos comentários nas postagens.

Você tem dúvidas, sugestões, quer mostrar como ficou seu jardim, seu cantinho, entre em contato. A idéia é que possamos trocar mais experiências com relação ao cultivo de espécies, montagem de jardins e tudo o que é relacionado a esse universo.

E para que tudo ficasse mais gostoso, renovei o layout do blog também. Espero que gostem!

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Eu vi de pertinho!!!

Nessas minhas férias também fui a Paris. Não conhecia e fiquei impressionada com a imponência da cidade. Devo postar algumas coisas que vi por lá em breve. Mas, gente!!! Eu fui ver pessoalmente um prédio com jardim vertical do Patrick Blanc. Taí a foto que não me deixa mentir, hehehe!


Bom, já falei dele aqui no blog e adorei ver de perto seu trabalho. O prédio fica realmente muito bonito. Esse que eu fui ver é bem próximo a Torre Eiffel, na beira do Rio Sena.
Não consegui chegar pertinho e tocar/ olhar/ analisar o jardim, pois havia tapumes na calçada cercando toda a parede e também um trator-elevador?!, sei lá. Aparentemente estavam fazendo manutenção do jardim. Imagino que com o inverno, parte das plantas tenha secado e estejam sendo repostas. 

Também tirei uma foto do perfil do jardim. Dá para ver que no geral é feito da maneira que o Matthew explica no DIY Greenwalls e que postei traduzido aqui também.

E lembram que eu disse que gostaria de ter um muro para fazer igual??? Mamis já me cantou que posso usar o muro dela...

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Lilases ao acaso

Olha só essa calçada em Zurique! Eu não resisti... tinha que fotografar. Flores lilases espalhadas ao acaso!


Essas flores lembram bastante o formato de uma tulipa abrindo, mas o noivo da minha irmã me chamou a atenção, dizendo que as tulipas normalmente tem uma haste mais longa, com folhas maiores. Falei, talvez seja uma variedade de tulipa.


Mas, aí, por conta de um comentário que recebi da Maca, fui visitar o blog dela e lá tem uma foto dessa mesma flor, e o melhor, com o nome. Essa flor se chama Crocus serotinus. Pena que não consegui descobrir muita informação sobre ela na internet... Só que é originária do hemisfério norte e que é uma planta bulbosa.
Mas que é uma delicadeza, é! E adoro lilás...

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Floriculturas charmosas

Fiquei encantada com as floriculturas na Suiça! São lindas, sempre com vasos e flores na calçada. Os arranjos nas vitrines, maravilhosos. Dava vontade de entrar e não sair mais... e o melhor seria, comprar os arranjos, mas não poderia trazer para o Brasil, não é mesmo? Então nem olhei os preços e só admirei.

Pena que tirei poucas fotos para mostrar para vocês. As abaixo são da mesma loja em Zurique, as de fora não ficaram muito boas por causa do reflexo do vidro. Sorry...



As floriculturas brasileiras bem que podiam ter esse charme também e sair da mesmisse dos baldes com flores de corte para montagem de buquês e vasos de orquídeas. Se vocês souberem de algum por aqui, me mandem o endereço que eu quero ir visitar.

PS.: Já estou de volta ao Brasil e prometo essa semana responder a todos os e-mails e comentários. Bj!