segunda-feira, 31 de maio de 2010

Zeladores de praça

Oi, pessoal! Desculpem a falta de posts no final da semana passada, mas peguei uma gripe... só conseguia chegar em casa depois do trabalho e ir pra cama.

Sábado, acordei tarde como sempre. E aí zanzando pela casa, colocando roupa pra lavar, arrumando umas coisas, meu maridão estava trabalhando na sala com a TV ligada. Começou a passar o SPTV e quando ouvi sobre a subprefeitura da Lapa, fui assistir a matéria. E achei muito legal.

Aqui na região onde moro (Subprefeitura da Lapa), há algum tempo tenho notado as praças abandonadas, cheias de mato. Há uma ou outra mais bem cuidada pela banca de jornal que fica instalada nela. Puxa vida! Por que a prefeitura não cuida desses espaços?

Sabia que para as praças bem cuidadas na cidade existe um zelador? Eu não sabia. Descobri assistindo a matéria. Esse zelador é o responsável pela manutenção da praça, por cuidar das plantas, por deixá-la bonita. A matéria falava exatamente sobre isso. Hoje existem 360 zeladores na cidade. E agora a prefeitura está com mais 200 vagas abertas nos bairros do Jabaquara, Vila Mariana e Lapa.
Elas recebem R$ 535 por mês. A jornada é de 30 horas semanais – seis horas por dia – e os zeladores trabalham perto de casa, no bairro onde moram. Para se inscrever, os interessados devem procurar a subprefeitura responsável. Os candidatos selecionados fazem um curso de capacitação para aprender a cuidar de plantas.

Agora vou ficar esperando ansiosa para ver as praças perto de casa bem cuidadas!

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Azulejo verde

Vocês me desculpem falar de novo de jardins verticais, tá? Mas é que como ontem fiz uma pesquisa sobre o assunto para o post de ontem, acabei achando outra novidade que é sensacional, tinha que mostrar pra vocês.
A Ceracasa, uma empresa espanhola de cerâmica acaba de lançar o Lifewall, um revestimento que permite que você plante nele. Isso mesmo! São peças de 1m x 1m, onde você pode plantar as espécies que quiser. Só não consegui encontrar uma foto que mostre de perto o revestimento, como funciona exatamente, o espaço para plantar etc. Adoraria ver mais detalhes.
Agora, olha só que legal a possibilidade de criarmos desenhos na fachada com a vegetação. Na foto foi usada uma única espécie, mas poderíamos revestir toda a fachada, com espécies diferentes formando desenhos.
Não tenho ídéia de quanto custa, nem quando e se chegará ao Brasil. Mas, que eu ia adorar ver vários prédios em São Paulo com suas paredes verdinhas, ah, isso eu ia.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Construindo um muro verde

Eu e essa minha fixação com muros e paredes verdes ultimamente, não? Mas acho tão bonito, além de trazer benefícios para a cidade, assim como para a casa onde é construído.
Esse produto talvez não seja tão novo, mas nunca vi para vender num home center ou loja de material de construção. São blocos com os quais você contrói seu muro ou parede. E eles têm um formato que permite que você plante diretamente neles.
Minha mãe trouxe uns folhetos de uma marca que ela viu na Fiaflora o ano passado, mas não consigo lembrar o nome. Achei a Neo-Rex na internet. Você pode construir o próprio muro com o tijolo ou na frente do muro, construir um novo com esse.


E como dizem que quando você tem uma idéia, essa idéia já não é mais sua, pois esse pensamento sai vagando por aí, olha a coincidência: eu escrevendo sobre esse material e a Flávia do Decoracasa postou no Facebook uma matéria do Casa.com.br que mostra um jardim do Gilberto Elkis feito com esse material. Olha só que lindo!!! Amei!

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Cacto florido


Quem acha que cactos só dão espinhos, está redondamente enganado. Olha só essa ripsalis (Rhipsalis elliptica) que fica na garagem da casa da minha mãe!


Ela é epífita, ou seja, cresce sobre outras plantas, normalmente árvores. Mas, pode ser plantada em vasos e paredes.
Deve ficar a meia-sombra, sem incidência de sol direto, mas com bastante luminosidade. O solo deve ser bem drenado e regado a intervalos regulares, deixando o substrato secar entre as regas. Pois, umidade demais pode causar apodrecimento das raízes e surgimento de pragas e fungos.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Suculentas

Vocês sabem que eu adoro suculentas, né? Já fiz vários posts sobre essas plantinhas gordinhas, simpáticas e fáceis de cuidar. Aí vai o registro de algumas das minhas em novos arranjos.
Beijos e bom fim de semana!

Vasinhos em série alegrando minha lavanderia.
Montei esse vaso a partir de quatro daqueles pequeninos.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Terrários elegantes

Alguém se animou a montar um terrário? Se sim, me mostre, quero muito ver. Enquanto isso, olha só essa mesa que linda! Os terrários com galhos, musgos e mini bromélias, além, é lógico, do formato dos vidros. Daqui.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Delicadeza em vaso

Olha só que bacana: um jeito diferente de conduzir sua plantinha no vaso. Aqui tem o passo-a-passo de como fazer a partir de um cabide de arame, desses de lavanderia, um suporte no vaso. Use sua critividade e molde a planta de um jeito diferente.
Lembrando que devem ser usadas plantas que tenham seu caule mais flexível, trepadeiras de preferência. A da foto é a planta-arame (Muehlenbeckia complexa). Mas poderia ser hera (Hedera helix) ou gloriosa (Gloriosa rothschildiana), por exemplo. Não ficou uma delicadeza?

Foto: Design Sponge

terça-feira, 18 de maio de 2010

Flor de maio

Minha flor de maio (Schlumbergera truncata) floriu! Você conhece essa planta? Trata-se de um cacto, originário do Brasil e que floresce no outono, normalmente em maio, por isso o nome popular.
Ela deve ser cultivada a meia-sombra ou em local protegido, em solo enriquecido com adubo orgânico. Novas mudas podem ser feitas a partir de pedaços do caule, que são formados por "pecinhas" chatas e suculentas.
É na ponta de cada ramo que brotam as flores, grandes e vistosas, que podem ser brancas, rosas, vermelhas ou laranjas. A minha é alaranjada.


segunda-feira, 17 de maio de 2010

Faça um terrário

Eu adoro suculentas! Novidade, né? Vocês já estão carecas de saber... Então, mas achei no Design Sponge essa idéia de fazer um terrário com essas plantinhas fofas.


E como me lembrei que tinha um vidro desses dando sopa em casa e um monte de vasinhos de suculenta, não pensei duas vezes e fiz um pra mim.


Faça você também! Pegue um vidro transparente, coloque pedrinhas no fundo, um pouquinho de terra. Tire a planta do vaso original e ajeite dentro do vidro com a terra. Depois coloque pedriscos ou musgo para fazer a forração e acabamento. As regas devem ser bem espassadas por dois motivos: primeiro porque suculentas exigem poucas regas e depois porque não existe dreno num terrário. As pedras do fundo meio que fazem esse papel, mas se você regar muito, a água vai ser absorvida pela terra e ficar encharcada, podendo causar o amarelamento de folhas e até mesmo apodrecimento e morte das plantas.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Saquinho plástico = vaso?

Adoro novidades e essa é mais uma. Parece que já faz um ano que esse produto chegou ao Brasil, mas não conhecia ainda. É o VAZU, um vaso fino como um papel, que foi desenvolvido por designers israelenses.
Ele é uma espécie de saquinho plástico, super resistente, que quando você coloca água, toma forma de um vaso. E depois de usado, você pode guardá-lo e o melhor, sem ocupar espaço!


Pode ser uma solução para você que não tem espaço ou simplesmente uma maneira divertida de montar um arranjo, já que tem várias estampas. Dei uma sapeada pela net para saber onde posso comprar e descobri que custa em torno de R$ 30,00. Achei razoável considerando que é importado e que, segundo prometem, tem durabilidade de anos, sem rasgar ou desgastar os desenhos.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Jardins franceses

Acho que já comentei com vocês que estou estudando a história dos jardins. Sozinha mesmo, lendo The history of gardening da Penelope Hobhouse.
Um estilo que faz parte dessa história e que pude conferir pessoalmente nas minhas férias é o estilo francês ou jardim francês. Esse estilo é um dos mais formais que temos. Também é conhecido como jardim clássico.

O jardim se tornou um lugar de vivência fora da casa no Renascentismo, no século XV. Foi nessa época que ele ganhou um significado mais próximo do que temos hoje. Se tornou um lugar para lazer e debates filosóficos. Foi quando os jardins europeus ganharam destaque. Primeiro os italianos e depois os franceses, nos séculos XVI e XVII.

Os jardins franceses mostram a mudança da relação do homem com a natureza. O homem passa a subjugá-la e as linhas retas tornam-se predominantes, mostrando o seu poder. Um dos maiores exemplos disse é o jardim do Palácio de Versailles, que foi construído para iluminar o esplendor de Louis XIV. É esse jardim que visitei.

Nas fotos vocês vão ver que é tudo muito bem definido, inclusive as plantas, a maioria topiadas. Mesmo sem as folhas (apesar da primavera já ter começado quando estive lá, a maior parte das plantas ainda não tinha retomado seu esplendor), você consegue enxergar a forma topiada.
Por conta da época que fui, não pude ver flores como rosas, tulipas e azaléias, que costumam fazer parte desse estilo. Lógico, sempre numa menor proporção e em canteiros limitados.





quarta-feira, 12 de maio de 2010

Bolinhas de água

Vire e mexe falo aqui no blog de arranjos florais, desses em que usamos um vidro com água e flores de corte. E com esses surtos de dengue que estão por aí, algumas pessoas podem se preocupar com a água limpa e parada nesses vasos.
Há duas maneiras de combatermos isso. Uma delas e mais trabalhosa é: troque a água do seu vasos todos os dias e lave o vaso por dentro com água e sabão.
Outra mais simples e que pode ser decorativa também é usar bolinhas de gel. Você encontra em floriculturas e em garden centers. Tem de várias cores, inclusive transparentes. Também tem em formatos diferentes, podem ser bolinhas ou "rasgadinhos".
O pacotinho vem com as bolinhas assim:


Você deve colocá-las dentro de um recipiente cheio de água por algumas horas até que elas se tornem grandes como as do arranjo abaixo. Elas vão soltando água aos poucos para as plantas. E quando elas começarem a diminuir de tamanho, coloque mais água.


Um pacotinho desses custa em torno de R$ 2,50 e rende muuuuitas bolinhas. Só tome cuidado para não fazer bolinhas demais para o tamanho do seu vaso.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Mini-bromélias

Você conhece a Tillandsia? É um gênero de plantas pertencente a família das bromélias. Eu diria que são mini-bromélias. A primeira vez que vi, fiquei encantada. Foi em um hotel perto de São Paulo. Depois na Feira de Orquídeas em São Roque, outra espécie e eu não resisti e comprei.

Tillandsia cyanea

Tillandsia aeranthos

Essas plantinhas tão delicadas são epífitas em sua maioria, ou seja, usam as raízes somente para se apoiar em árvores ou rochas. Podem ser cultivadas em placas de xaxim também. Ela se alimenta pelas folhas, por isso, principalmente no verão, é necessário borrifar água todos os dias. A adubação deve ser foliar também.
Assim como as bromélias, as tillandsias gostam de ambiente quente e úmido. Não é necessário sol direto, apenas no inverno. E também nascem filhotes ao lado da planta-mãe após sua floração.

E a Flora Grubb mostrou em seu blog um jardim vertical feito de tillandsias. Essas mini são ou não uma delicadeza?

Detalhe do jardim vertical

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Arranjo improvisado

Hoje o post é curto. Só para mostrar o arranjo que minha mãe improvisou para a mesa do almoço ontem. Super simples e bonito. Uma taça de cristal, água e um galho de mini-ixora colhida no jardim. Assim, de última hora. Mas que deu um charme e alegrou a mesa. Bj!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Suculentas nas paredes

Adorei o blog da Flora. Ela tem uma loja de plantas e afins em São Francisco nos Estados Unidos. Também faz projetos de paisagismo. E o que mais me chamou a atenção foram os jardins verticais. Já estou eu de novo falando deles... Mas, os dela são de suculentas!!! Outra coisa que eu adoro. São ou não verdadeiras obras de arte, emoldurados nas paredes? Amei!




Agora a loja dela vende as estruturas para plantio do jardim vertical. O preço é salgado, US$ 99,95 por um módulo de 50 x 50 cm, com 45 nichos para plantio, sem moldura e sem as plantas. Mas é uma opção. E aqui no Brasil? Quando alguém vai inventar/ produzir algo que nos permita montar nossas paredes verdes de uma maneira fácil assim?

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Arranjo especial para o Dia das Mães

Dando continuidade a postagem de ontem, sobre arranjos simples e bonitos, achei na Better Homes and Gardens várias sugestões de arranjo para o Dia das Mães, que é no próximo domingo, hein?
Selecionei esses dois, pois achei muito fácil de reproduzir. Copos com um pouco de água e rosas boiando: simples e sofisticado. O outro é uma lata de molho de tomate pintada ou revestida de papel ou fita por você mesmo, com um ramalhete de flores (as da foto são ranúnculos).
Fica a dica não só para o próximo domingo, mas para quando fizer um jantarzinho especial ou outras ocasiões festivas. Bj!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Simples e bonito

Fui almoçar num resturante muito charmoso semana passada e os arranjos na mesa me chamaram a atenção pela simplicidade: jarro de água (lembra aquelas garrafas de leite de antigamente), astromélias (Alstroemeria hybrida) e uma fitinha de cetim amarrada por fora. Mas, podia ser rafia, barbante, o que tiver à mão. As flores também podiam ser rosas, lírios, margaridas, tulipas.
Às vezes, buscamos arranjos prontos nem sempre baratos e esquecemos que podemos montar nós mesmos um super bonito com o que temos em casa. E você? Sempre compra pronto ou costuma testar seus dotes?

terça-feira, 4 de maio de 2010

Jardim em escada

Não sabia, mas pelo jeito os finlandeses e escandinavos são feras em design. Achei mais um produto super bacana projetado por eles!

Talvez você já tenha visto por aí jardins em escadas: pegue uma escada comum, pode ser velhinha (fica mais charmoso), com degraus largos e coloque vasos em seus degraus. Fica lindo. Mas, a idéia com a KIIKKU Living Room Flower Garden, é você poder posicionar a escada no ângulo que quiser, sem os vasos cairem. Até na horizontal você pode usá-la. A escada é de madeira e os vasos, que medem 12cm x 12cm, são de cermâmica vitrificada.
Os pontos negativos são, que até onde sei, não está a venda no Brasil e o preço é salgado: 248 Euros.

Ah! Uma dica: tem que colocar uma borracha no piso no ponto aonde a escada será apoiada para ela não escorregar. Tem um pai ou marido com dotes marceneirísticos??? Serve também se você resolver criar sua própria escada.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Lavanda

Estou trabalhando no projeto da varanda de uma amiga e uma das coisas que ela me pediu é que tivesse lavanda (Lavandula sp). Fui então pesquisar sobre essa planta também conhecida como alfazema, a fim de saber se é adequada para o local.


Há várias espécies de lavanda, não só utilizadas no paisagismo, mas também como medicinais e na indústria de perfumaria e cosméticos. De um modo geral, a lavanda é tolerante ao calor e ao frio, deve ser cultivada a sol pleno e o solo deve ser bem drenado. Você pode plantá-las em canteiros, mas ela também vai bem em vasos e jardineiras. Em relação ao local de plantio, assim como com outras plantas que tenham perfume, evite a proximidade com quartos e/ou janelas de quartos.

As flores podem ser usadas em poutporris e sachês, depois de secas. A Viviane Guimarães dá algumas dicas e receitas no blog dela. As fotos são de lá também.