terça-feira, 29 de junho de 2010

Respingou tinta na orquídea?

Não, eu não derrubei tinta na minha orquídea!
Vi essa Phalaenopsis pela primeira vez na revista Natureza, no início de 2009. Lá na matéria falava que se tratava de um novo híbrido, que já estava sendo comercializado desde o fim de 2008. E eu, lógico, queria uma para mim. Tão diferente e fofa! E desde então, sempre que vou a um garden center, dou uma procuradinha para ver se ela aparece. Mas, nunca a encontrei.
E esse fim de semana, mamãe apareceu com uma de presente pra mim! Ela achou!!! E eu amei!


Se alguém quiser adquirir seu exemplar, mamis me disse que comprou no Uemura Flores e Plantas. Para quem não conhece fica pertinho da CEAGESP. Av. Engenheiro Roberto Zuccolo 284 (a 100 m do ITM Expo) - Vila Leopoldina - São Paulo - Aberto de seg. a sáb., das 7h às 17h30, dom. das 9h às 17h.

Beijoca!

PS.: Estou super enrolada essa semana no trabalho, com os jogos do Brasil que atrapalham a rotina, e não tinha mais posts programados... Então, talvez vocês notem minha ausência por aqui. Vou tentar postar todos os dias, mas não garanto. ;)

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Jardim transportável

Olha só que fofo!!! Uma cesta de cerâmica com os vasinhos para plantar. É o Jardim Transportável (Orto Trasportabile) de design italiano, da 0311. Mais uma idéia para hortinhas na cozinha... e o melhor é que se você for cozinhar na casa de amigos, pode carregar facilmente seus temperos.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Obrigada!

Esse post é só para agradecer a todos que participaram do Concurso Cultural do Fui morar numa casinha, votando na minha sala de jantar.
Infelizmente não ganhei, mas o que vale é a brincadeira. Achei super bacana e divertido. A Larissa mandou bem! E no fim perdi por apenas 3 votos...

Alguém me perguntou sobre onde pode comprar o VAZU aqui em São Paulo e acho que vi nos comentários da votação alguém perguntando também. Então aí vão alguns endereços, a maioria lojas somente virtuais. Não conheço pessoalmente nenhuma delas nem nunca fiz compras nelas. Aí vão:

http://www.wantit.com.br/
http://www.vitarte.com.br/
http://www.designnmaniaa.com.br/ 
http://www.fastcommerce.com.br/

Beijinho e obrigada mais uma vez a todos!

Horta na janela

É incrível como vire e mexe descubro empresas lá fora que se propõe a desenvolver e produzir produtos inovadores, diferentes, divertidos ou, às vezes, óbvios, mas que nunca ninguém pôs em prática. Já mostrei alguns desses produtos aqui, aqui e aqui.
E agora tenho mais uma idéia para a horta na minha futura cozinha! Ainda não está a venda, mas acho que talvez não seja tão difícil de reproduzir. É o Window herbs, um meio-vaso com ventosas para afixar na janela da sua cozinha. A idéia deles é vender o vaso já plantado, inclusive com o nome da erva e as instruções de cuidado. Simples e prático, não? Eu adorei. E você?




terça-feira, 22 de junho de 2010

Vasos equilibristas

Eu já tinha visto vasos empilhados em forma de terraças, fácil de fazer, colocando um vaso grande na base e empilhando outros, cada vez menores. Mas, desse jeito é novidade.

Esse arranjo charmoso, tem o passo-a-passo aqui. Nem precisa saber inglês, pois está muito bem ilustrado com várias fotos. Agora, me diz como uma mãe com nove filhos arranja tempo para colocar essas idéias em prática e ainda escrever um blog???

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Flores que recolhem água

Quase sempre vejo recomendação de regas para algumas plantas, de usar água de chuva. Acho que para a maioria faz um super sentido, já que quando elas estão em seu habitat natural não são regadas e sim recebem água da chuva. E a água que chega em nossas torneiras passa por tratamento, pode ter adição de produtos químicos etc.

Mas, nunca me lembro de recolher a água da chuva para regar minhas plantas. Minha amiga Vanessa do blog Entre Esboços me tweetou essa idéia fofa e simples, criada pela Quirky. É só encaixar na boca de qualquer garrafa pet e deixar na chuva. A florzinha funciona como um funil e ajuda a recolher mais água. Depois é só guardar e regar suas plantinhas.

Já estou matutando como fazer um similar para mim...


sexta-feira, 18 de junho de 2010

Buquê de vasinhos

Adoro a idéia de ter uma horta na cozinha ou próximo dela. E portanto, adoro idéias para concretizar isso. Olha esse vaso que fofo e prático! É o Stem Garden da Quirky. Parece que o produto ainda é um protótipo, estão sendo feitas pré-vendas.

Os vasos são removíveis para facilitar o plantio e manutenção. E o excesso de água das regas escorre pelos "caules" do vaso até a base. Legal, né?

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Vaso personalizado

Não sei se já comentei com vocês, mas adoro trabalhos manuais, artesanato em geral. Minha especialidade é o ponto cruz, mas também me meto a pintar, costurar, usar o tear, crochetar, fuxicar etc. Acho que levo um jeitinho. E agora, estou com mania de guardar tudo quanto é coisa que possa ser reaproveitada, como por exemplo, vidros.
Minha idéia é relaxar, fazendo algo eu mesma, para minha casinha. Quando? Só Deus sabe... ando tão sem tempo. Aí achei o blog Someday Crafts que tem esse objetivo: projetos e idéias para quando você tiver tempo... algum dia!

Bom, vocês devem estar se perguntando qual a relação disso com o seu jardim, não? Então, é que nesse blog tem várias idéias para reutilizar garrafas e vidros, e dessa maneira criar vasos originais e personalizados para o jardim ou para decorar a casa.
Adorei as idéias inspiradoras. Agora é só colocar a mão na massa! Assim que der...






 

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Árvore flamejante

Uma outra árvore que vi nas estradas por onde passei no México é a Flamboyant (Delonix regia). Primeiro fiquei encantada com a floração abundante e a quantidade de árvores iguais. Depois, como sou bem fraquinha em árvores, tentei reconhecer, mas confesso que não identifiquei qual era.
Já no final da viagem, perguntei ao sr. Durán, nosso guia, e ele e meu marido ao mesmo tempo responderam: Flamboyant. Ele me perguntou se temos essa árvore no Brasil e confirmamos. Pena que não consegui tirar nenhuma foto por lá...

Foto: flickR - Flavio Cruvinel Brandão

Apesar dessa abundância por lá e por ser comumente encontrada aqui no Brasil também, a Flamboyant é originária de Madagascar. Se você quiser plantar uma, alguns cuidados devem ser tomados.
Plantá-las somente em parques ou grandes áreas abertas, por se tratar de uma árvore de grande porte. Atinge em média 12 m de altura. Outro ponto são suas raízes, agressivas e superficiais: segundo motivo para não plantá-las em calçadas.
É uma árvore que tem crescimento rápido. É caduca, ou seja, perde suas folhas durante o inverno. A floração acontece na primavera. E para terminar, não tolera geadas e temperaturas baixas.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Nomes populares

Vocês devem ter percebido que falei de plantas que vi no México e como fiz para descobrir quais eram. Também falei do nosso guia, o señor Durán. No meio do passeio pelas pirâmides descobri que ele gosta de plantas e que cultiva um pequeno jardim no quintal de sua casa. E na parada num quiosque a sombra para descansar e beber água, começamos a conversar sobre as plantas que estavam a nossa volta.
Ele ficou curioso se eu as conhecia, se tinha no Brasil e como se chamava. E o nosso papo ficou super divertido! Isso porque o nome muda de lugar para lugar, até mesmo dentro do mesmo país, às vezes. Ou melhor, o nome popular muda. Porque o nome da planta mesmo, o nome científico, aquele que sempre procuro colocar nas minhas postagens (normalmente em itálico, entre parenteses ao lado do nome popular) é o mesmo em qualquer lugar do mundo.

E aí tudo começou com o Jasmim-manga (Plumeria rubra) que lá é conhecida como Flor de maio.

Foto:
Meu Jardim Meu recanto

E aí tentei explicar para ele que a nossa Flor de maio trata-se dessa outra, que mostrei aqui.

A Espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata), que muitos acreditam proteger do mau olhado e da inveja, inclusive sendo plantada na porta de casa para trazer proteção aqui no Brasil, lá é chamada de Língua de vaca! Rimos muito!


E para terminar, a adorável Pata de elefante (Beaucarnea recurvata), a qual chamamos assim por conta de seu tronco se assemelhar a tal, eles chamam de Despenteada, por conta das folhas. Faz todo sentido também, não?

Foto: Karla Melo

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Chuva-de-ouro

Já falei pra vocês que árvores não são meu forte, né? Preciso estudar muuuito e aprender a reconhecer as espécies. Mas essa árvore aí da foto, vi em vários lugares nos caminhos que percorremos nessa pequena viagem no México. E arrisquei perguntar para o Durán, nosso guia (muito bacana, com quem conversamos muito e que descobri que gosta de plantas e jardinagem também) e ele sabia o nome: Lluvia de oro (traduzindo: chuva de ouro).

Aproveitei para tirar foto das árvores da praça em frente ao El Mesón del Marqués.


Fui na internet pesquisar a árvore por esse nome e descobri que se trata da Cassia fistula, mais conhecida por aqui como Acácia Imperial ou Canafístula, mas também por Chuva-de-ouro. Ela é originária da Ásia, tem porte médio (5 a 10 m de altura) e crescimento rápido. A floração, exuberante, acontece no verão. Mais sobre, leia aqui.

Os cachos de flores vistos de pertinho.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Jardim tem que ser acolhedor como esse daqui!

Lembra do garrafão que postei na 4ª feira? Prometi mostrar o jardim e ai está. Aquela mesa é do Hotel El Mesón del Marqués na cidade de Valladolid. Nosso guia nos levou para tomar café da manhã lá, no caminho para Chichén-Itza. A cidade de Valladolid é a segunda cidade mais antiga do Yucatán e esse hotel um casarão colonial.

O jardim fica numa espécie de pátio central e há mesas em toda a sua volta. E o que mais gostei é que ele não tem simetria e as plantas parecem ter sido colocadas ao acaso. O lugar é acolhedor, aconchegante, gostoso, lembra algo familiar. Dá vontade de sentar e ficar horas ali, batendo papo.


Tinham samambaias penduradas em todas
as colunas na volta do pátio.

Detalhe dos vasos de samambaia. Eram enormes,
tipo um baldão sustentados por uma estrutura de ferro.


Adorei esse castiçal no meio do jardim. Deve
dar um charme e tanto ao jardim à noite.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Lírio-aranha

Lá no México, antes de irmos embora, fomos visitar as pirâmides de Chichén-Itza. Na verdade é uma cidade Maya que fica no meio da floresta e é incrível, conservada e com várias partes sendo restauradas (acho que vou fazer um blog para falar das minhas viagens... será que seria legal?). Então, mas voltando ao assunto desse blog: na entrada do "parque", tem um hotel e logo na entrada essa plantinha aí embaixo me chamou a atenção, principalmente pela flor, pois não me lembro de tê-la visto antes.


Fotografei é claro e pensei, depois vou pesquisar para saber do que se trata, já que nosso guia Durán não sabia o nome da plantinha. E aí chegando em casa, fui direto no meu Harri Lorenzi. Apesar de ter mais de 1000 páginas de plantas ornamentais, comecei a folhear página por página para ver se a achava. E tchã!!! Logo na página 154, lá estava ela. Trata-se do lírio-aranha (Hymenocallis caribaea), que como diz o nome científico é originária do Caribe, mais especificamente das Antilhas.

Nunca a vi por aqui, mas no livro, na página ao lado há a espécie Hymenocallis littoralis que também tem o nome popular de lírio-aranha e é muito parecida com essa da foto. É originária de todo litoral da América do Sul, inclusive o Brasil. É uma herbácea, entouceirada, de 40 a 60 cm de altura, que pode ser cultivada isolada ou em grupos, a meia-sombra. As flores aparecem no verão e são perfumadas.
Adoro descobrir novas espécies que nunca vi antes! E ela parece uma aranha mesmo, né? Só que bem mais bonita, grande e branca.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Quero um VAZU! Você me ajuda?

Pessoal, estou participando do Concurso Cultural do blog Fui morar numa casinha. O prêmio é um Vazu, aquele que postei aqui. Passei pela primeira etapa, onde foram selecionados 3 fotos de ambientes com a descrição do local onde o vaso será colocado e também de como será o arranjo.
Agora a votação é aberta no blog.
Para votar é só entrar aqui e postar um comentário, indicando o ambiente de sua escolha. A votação é até o dia 18 de junho.

O vencedor será anunciado dia 21 de junho, véspera do meu aniversário. Então, bem que eu podia ganhar esse presente, né? Se você gostar do meu ambiente e quiser me ajudar, o meu é a sala de jantar, o concorrente B.

Ah! E aproveita e passeia pela casinha da Larissa. Vale a pena!

Beijos e obrigada!!!

Simples e charmoso

Oi gente! Andei sumidinha, né? Mas foi só por uns dias. Emendei o feriado semana passada e fui viajar com o maridão. Fomos para Cozumel porque ele adora mergulhar. Já eu tenho pavor... Mas, fotografei umas coisinhas por lá para mostrar pra vocês.

Só para começar, olha que simples e charmoso: um garrafão com água e um ramo de dracena. Essa deve estar faz tempo aí, pois as raízes já estã grandes. 
Ah! O jardim que aparece um pedacinho na foto, mostro em outro post pra vocês depois.

Bj!

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Caneca-vaso

Como sempre falo aqui, falta de espaço não é desculpa para não ter um jardim, um vaso, uma horta que seja. E a Stephanie do blog Under the table and dreaming arranjou um jeito diferente, faça você mesmo para ter uma horta ao seu alcance. Quer coisa mais simples dos que essas canecas?


Ela comprou canecas de metal, daquelas bem simples e baratas, sabe? Fez furos com uma furadeira no fundo para escoar a água das regas e também um entre a alça e a borda da caneca. Depois as pintou com as cores que combinavam com seu ambiente. Usou uma corda para amararrá-las através do furo próximo a alça e arrematou em cima com uma argola, dessas de chaveiro, para poder pendurar o arranjo.

Se você quiser deixar ainda mais charmoso, pode colocar marcadores com o nome dos temperos, como esses que postei aqui. Bj!

terça-feira, 1 de junho de 2010

Talheres marcadores

Nada como usar a criatividade e improvisar com o que temos. Normalmente, fica muito mais charmoso do que comprarmos pronto. Esse é o caso dos marcadores para vasos de temperos que a Alison do blog Monkey always look criou. Ela inclusive vende essas colheres antigas gravadas lá nos EUA.

Mas, você mesma pode fazer. Acho que se levar em lugares onde mandamos gravar aneis, pulseiras, tesoura (eu tinha uma na escola com o meu nome gravado), eles devem gravar na colher também. O problema é onde achar esses lugares... eu não sei onde. Eu diria numa joalheria, mas não sei se atualmente há alguma que faça isso. É que quando eu era criança, lá no bairro onde morava, tinha uma lojinha de japoneses que vendiam jóias, prata principalmente, alicates, tesouras, relógios. E também consertavam jóias, relógios, amolavam alicate e faziam gravações.

Você também pode usar garfos. Mande gravar no cabo e espete o garfo no vaso ou no canteiro. Também pode colocar uma mensagem bacana e enfeitar um vaso-presente.