quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Cravinas

Adoro quando os leitores do Verde Jardim escrevem para mim ou comentam nos posts. É sinal de que esse cantinho que criei para, em partes, contar minhas peripécias no jardim, inspira ou ajuda alguém.
E hoje o post vai ser dedicado ao Paullo, que me escreveu perguntando a respeito das cravinas. Vejam:

Bom dia Tatiana.

Eu plantei umas cravinas em uma jardineira, pelo que eu li ela gosta de sol.
Mas li que é necessário retirar as flores secas e algo assim.
Gostaria de mais dicas de como cuidar desta linda flor.
Ela fica na área de casa onde pega sol pela manhã e pela tarde fica apenas com a luz do dia sem a presença do sol.

Obrigado pela ajuda com suas dicas minhas plantas estao sempre bem cuidadas.
Bom dia!!!

 
 
Paullo, bom dia! Primeiro, obrigada! Fico feliz em poder ajudar com o pouco que sei, pois ainda tenho muito a aprender sobre as plantas.
E você está certo, a cravina (Dianthus chinensis) gosta mesmo de sol. Como é originária da Ásia e Europa, aprecia climas frios, como os do sul de nosso país. Em lugares quentes pode ficar em meia-sombra, mas bem iluminado.


O canteiro, ou no seu caso, a jardineira deve ser bem drenada. Deixe a terra secar de leve antes de regar novamente, mas não esturricar! Deve estar sempre úmida, mas não encharcada.
Agora, apesar de ser uma planta perene, acabamos tratando-a como anual no paisagismo, pois após a floração, costuma minguar, ficar ralinha. E aí, então, substituimos ou refazemos o canteiro.

Li em alguns lugares que as sementes devem ser postas para germinar no período do outono para florescerem no inverno e na primavera. Aqui no Cultivando, há mais detalhes da propagação, mas confesso que nunca vi as sementes da cravina e não sei se é fácil obtê-las a partir das plantas da sua jardineira.
Nunca tive cravinas. As da foto foi minha mãe que plantou no jardim dela em substituição as marias-sem-vergonha. Duraram pouco, até onde me lembro, e não tive a oportunidade de observá-la mais de perto.

Espero ter ajudado. Um forte abraço!

10 comentários:

  1. Adorei as dicas é uma pena que nao vinguem muito pois algumas minhas ja comprei sem flores e algumas estao muito bonitas.
    Ao lado fica uma jardineira de 11horas que dao flores todos os dias. e Adoro a cravina mas vou fazer o possivel para que elas durem aspksakpkpaos
    Muito obrigado estou sempre ligado no blog e recomendo pra muitos colegas.
    Obrigado tati
    Abraço PaullO
    Ate breve

    ResponderExcluir
  2. Paullo, não fique triste não! As cravinas podem durar mais de um ano.
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Tatiana! É minha primeira vez aqui e já estou apaixonada. Que espaço lindo você mantém aqui. Não vejo a hora da Primavera chegar por aqui, pra eu começar a cuidar das plantinhas novamente.
    Um grande abraço, e tenha certeza que voltarei sempre.

    ResponderExcluir
  4. Regina, obrigada pelo carinho! Apareça sempre.
    Beijo grande.
    Tatiana

    ResponderExcluir
  5. Já tive cravinas, para que elas durem mais tempo e fiquem vistosas basta podar sempre os galhinhos feios e as flores murchas. A planta renova e fica bonita outra vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por compartilhar sua experiência. Abraços

      Excluir
  6. Tatiana, olá! Vejo que nos saquinhos que a gente compra vem de 20 a 30 sementes. Eu devo plantar todas as sementinhas em um só vaso? Fico no aguardo de orientações. Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Tatiana, olá! Quando a gente compra os pacotinhos de sementes, vem cerca de 20 a 30 sementinhas. A gente deve plantar todas em um só vasinho? Como devo plantar. Fico no aguardo de orientação. Grata, rosimarmteixeira@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Tatiana, olá! Vejo que nos saquinhos que a gente compra vem de 20 a 30 sementes. Eu devo plantar todas as sementinhas em um só vaso? Fico no aguardo de orientações. Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito de jardinagem, mas tenho dificuldades em comprar sementes e bulbos, pois na minha cidade não tem, as vezes penso em comprar pela internet, mas o preço do frete me assusta. Gostaria que alguém me indicasse um site onde posso adquirir sementes com frete baratinho, ou só com despesas de correspondência comum via correios.

    ResponderExcluir

Adoro quando você participa do blog.
Tento responder a todos. Se deixar e-mail, respondo por e-mail. Senão, respondo aqui nas postagens mesmo.
Beijo e obrigada!