segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Replantio de orquídeas

Eu falei que ando replantando minhas orquídeas. Na verdade, estão todas replantadas, menos as últimas compradas, que ainda não necessitam do replantio.
Então queria contar como faço para replantar, algumas pessoas me perguntaram. Gostaria de ter feito um curso em algum orquidário, mas ainda não rolou. Então, faço com base no que já li em revistas e livros sobre orquídeas e na minha pequena experiência com essas plantinhas tão especiais e que me fizeram entrar no mundo da jardinagem e do paisagismo.

Desculpem a falta de fotos. Quando for replantar a próxima, prometo tirar fotos e atualizar o post.

Primeiro passo:
Retiro a orquídea do vaso em que está. No meu caso todos eles eram de plástico e consegui desencaixar a planta facilmente. Cuidado para não quebrar raizes novas nem machucar a planta.
Algumas minhas estavam num cachepô e eu não conseguia tirar o vaso, quanto mais a planta, pois as raízes cresceram tanto que ficaram grudadas. Então as deixei de molho num balde de água, pois é mais fácil manusear as raízes sem machucá-las quando estão úmidas. Fica a dica.

Segundo passo:
Depois o próximo passo é retirar todo o substrato (o que seria a terra num vaso comum; aqui você vai achar pedrinhas, lascas, musgo). Retiro tudo embaixo da água corrente e aproveito para lavar toda a planta, tanto as raízes quanto as folhas. Uma escovinha de dentes pode ser útil.
Às vezes, as raízes estão tão enroladas, que é preciso cortá-las para conseguir tirar todo o substrato. Também aproveito para cortar raízes mortas, velhas.

Terceiro passo:
Agora é só preparar o vaso novo. Dessa vez troquei os meus de plástico pelos de barro, que retem menos umidade que os de plástico.
Coloquei argila expandida ou brita no fundo do vaso e depois coloquei substrato próprio para orquídeas comprado pronto em lojas de jardinagem ou orquidários. Também tinha esfagno (musgo) em casa e coloquei um pouco dele envolvendo as raízes.
Aí eu acomodo a orquídea no vaso, seguindo essas duas orientações que já vi em vários lugares:
  • Encosto a parte de trás da planta na borda do vaso. Essa parte é a contrária da onde vão brotando os novos pseudobulbos ou hastes. Isso serve para que ela tenha espaço para continuar crescendo.
  • E a planta deve estar uns dois dedos abaixo da borda do vaso.
Se ela for grande, coloco um palito de churrasco e amarro a alguma haste/ bulbo para que fique firme no lugar até as raízes se fixarem no novo substrato.


É isso!
As minhas estão bem lindas, algumas viraram duas ou até três vasos de tão grandes que estavam. Poderia ter replantado num vaso maior, mas não tenho espaço para vasos grandes, menores ficam mais fáceis para mim. Todas estão com brotos novos e algumas já floriram!

Bj

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro quando você participa do blog.
Tento responder a todos. Se deixar e-mail, respondo por e-mail. Senão, respondo aqui nas postagens mesmo.
Beijo e obrigada!