sábado, 22 de janeiro de 2011

Delicadeza

Passei por aqui só para mostrar para vocês a delicadeza da flor da clúsia (Clusia fluminensis). Parece de cera! Os vasos no quintal da minha mãe, feitos com mudas que se originaram dos galhos podados das plantas adultas do jardim (que mamis ficou com dó de jogar fora na primeira poda) estão com muitos botões.


Bom fim de semana e para os paulistanos, como eu, bom feriado prolongado!

Bj

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Flor da semana: Cúrcuma

Sim, eu sei, estou uma semana atrasada. Eu fui sim semana passada na CEAGESP e comprei flores para minha casa como queria. Mas, não consegui postar no fim de semana e a semana foi corrida.

Porém, como prometi, está aí a foto do arranjo que fiz. Na verdade, nada de especial, apenas as flores de cúrcuma num vidro. E são de ótima durabilidade. Hoje, uma semana depois, ainda estão tão bonitas quanto quando comprei.


Eu também comprei rosas brancas, mas já murcharam todas. E eu vi o gengibre por lá, vermelhos e amarelos, lindos. Mas, no mesmo box me apaixonei pelas rosas brancas e pelas cúrcumas.
O pavilhão estava tranquilo, bem mais vazio do que costumo encontrar às sextas-feiras. Não sei se foi por conta das chuvas ou se por ser período de férias. Andei por todos os corredores, olhei tudo o que tinha de opção, mas voltei naquele box que me chamou a atenção.

Para quem não conhece, a cúrcuma (Curcuma alismatifolia) é uma herbácea de 40-60 cm originária da Conchichina, cujas flores se formam no verão. Tem uma folhagem bonita e pode ser cultivada tanto a pleno sol quanto a meia-sombra.


quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Gengibre

Contei pra vocês de uma meta simples que coloquei para mim esse ano? Quero sempre ter flores frescas em casa. Flores trazem vida, harmonizam o ambiente. Mas, hoje já é dia 13 e ainda não consegui colocar em prática...
Bem que eu tentei na 3ª feira. Não tinha compromisso cedo no escritório, então resolvi ir a CEAGESP. Porém, após uma noite inteira de chuva, o local estava alagado. Quando cheguei na avenida que dá acesso ao portão 4, havia caminhões estacionados nos dois sentidos e vi alguns carregadores da feira de flores circulando pelas ruas do bairro. Parece que quem precisava mesmo estava comprando ali mesmo no meio da rua.

Bom, mas tenho fé que de amanhã não passa, então andei pesquisando o que comprar. Queria flores brancas, talvez rosas mesmo, mas resolvi consultar o "Cidade das flores" da Helena Lunardelli. E lá descobri que agora é época de gengibres. Nunca comprei, mas sempre achei a forma interessante. Então, fui na net buscar idéias para arranjos com ele. Difícil encontrar, não achei muita coisa. Mas, o que achei são belíssimos...

Gengibres, protéias e helicônias da Helena Lunardelli

Gengibres, strelitzas e dracena do Marcelo Costa

Se tudo der certo e eu conseguir comprar as flores, mostro o arranjo pra vocês amanhã.
Bj

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Pau pra toda obra

Lembra da minha jardineira mostrada aqui? Pois é, as margaridas secaram e ela estava horrível de novo. E eu, apesar de estar me descabelando com a pintura do apartamento (sim, eu e marido pintamos quase todo o apê) e algumas mudanças na decor, ia receber a família no ano novo e flor morta não ia rolar, né?

Não tive tempo de ir a CEAGESP, então passei correndo na Cobasi mesmo. Quando vi as flores da fortuna, lembrei que marido gosta delas. Mas, como minha experiência com elas não costuma ser das melhores (sempre dá pulgão, isso quando não fica toda preta, parecendo queimada), resolvi pegar umas suculentas também. Todos daqueles vasos mini, bem piticos.

E, acredite se quiser, no dia 31, depois de passar o dia na cozinha e arrumando a casa, fui replantar a jardineira, antes de todo mundo chegar. E ficou assim, ó:


Detalhe
As suculentas são pau pra toda obra. Adoro! E achei fofa, porque os volumes diferentes fazem com que pareça uma mini-floresta. E você, gostou?

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Flor canhota

É, sexta-feira surgiu um convite inesperado para viajar no fim de semana. Marido e eu topamos na hora, fizemos a mala correndo e saímos de São Paulo, às 18h. É, bem na hora da chuva... Bom, o fim de semana foi ótimo, gastronômico, divertido, com bons amigos (faz tempo que penso em montar um blog sobre viagens com maridão, será que rola?), mas o objetivo principal era pegar uma trilha, estrada de terra mesmo. E fomos de Campos do Jordão para Gonçalves e de lá para Monte Verde. Lugares na montanha, mais fresquinhos (passei um certo frio pra falar a verdade).


Bom, tudo isso para falar dessa florzinha charmosa que encontrei num vaso numa galeria em Monte Verde (a foto foi de celular mesmo porque a correria para sair de casa foi tão grande que esquecemos a máquina fotográfica... imperdoável!).


É a flor canhota (Scaevola aemula). É uma planta perene, com caules pendentes. As flores tem a forma de uma mãozinha ou um leque, se preferir. Podem ser azuis como as da foto ou brancas, e aparecem no verão.
Pode ser cultivada em vasos e floreiras, tanto a meia-sombra quanto sob sol pleno, é exigente quanto a nutrição.  Como é tolerante ao frio, é boa para ser cultivada no sul do país, assim como em lugares de maior altitude como o que estive.

Agora, alguém pode me contar por que o nome popular dela é canhota?

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Arranjo simples para a mesa


Oba! Primeiro post de 2011! Será que vou conseguir continuar postando aqui com a mesma frequência que fiz em 2010? Meu desejo é que sim.

Então, para começar, algo bem simples. Ontem fui jantar no shopping com marido e aproveitar para trocar um presente que não serviu. Enquanto ele provava a calça, avistei essa mesinha no meio da loja com poltronas convidativas e não resisti. Sentei e bati a foto para mostrar pra vocês. A qualidade não ficou muito boa (tirada com celular e tinha uma mega luminária acima da mesa), além de não conseguir colocá-la na horizontal aqui no blog...


Enfim, achei o arranjo na mesa super simples, bonito, chique, fácil de reproduzir. Para a sua mesa de centro em casa, ou para a sala de reunião no seu escritório. Duas caixas de madeira, uma com pedras brancas e outra com ripsalis. Mas podia ser bandejas de vime bem altas (eu tenho uma guardada em algum lugar...) ou brancas e as pedras naturais. E a planta podia ser dinheiro em penca (Callisia repens).
O negócio é dar sua cara para o arranjo. Só não esqueça de verificar se a planta escolhida é adequada para o ambiente onde vai ser colocada.
Bj