terça-feira, 7 de junho de 2011

Flor da semana: Lisianto

O lisianto (Eustoma grandiflorum) é uma flor de boa durabilidade e muito usada em arranjos florais. É originária dos Estados Unidos, pode ser cultivada em canteiros sob meia-sombra, mas é mais cultivada para corte mesmo. Suas flores em forma de sino podem ser simples ou dobradas e as cores podem ser "lisas" ou mistas: branca, rosa, roxa, vermelha.


Nós, seres humanos costumamos ter vários tipos de preconceitos, e eu tinha com essas flores. Mas, fui fazer supermercado, e lá na entrada não tinham muitas flores para escolher e eu queria um ramalhete. E depois de olhar e olhar e olhar, os lisiantos eram os que estavam mais bonitos. E a cor branca combinaria com meu novo vaso.
Resolvi então, com as poucas opções que ali haviam, tentar colocar em prática o que tinha aprendido no curso. E trouxe também um maço de áster para compor um arranjo.


Acho que ficou bom para uma primeira tentativa sozinha. E depois já achei algumas coisinhas que posso arrumar no arranjo. Mas, ficou delicado, com o efeito que eu queria.

E para quem curte lisiantos ou não tem nada contra eles, uma dica: nunca pulverize as flores. Elas murcham, ficam feias.

bj!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Como ter beija-flores no jardim

Na casa onde morei a vida inteira antes de casar, o jardim sempre era visitado por beija-flores. Essas aves são adoráveis, não conheço ninguém que não se encante com sua dança.
Aqui na minha varanda, nunca vi. Mas, marido que costuma acordar mais cedo já relatou ter visto algumas vezes um deles passear pelos meus vasos.

Para atrair os beija-flores há quem se utilize do recurso do bebedouro com açúcar. Alguns dizem que isso pode matar o bichinho; outros dizem que o açúcar não é o problema e sim a falta de higienização diária do bebedouro. Enfim, por que não atrai-los naturalmente? Basta ter em seu jardim flores que sejam atrativas para esse encantador pássaro.

Algumas espécies que atraem beija-flores: grevílea-anã (Grevillea banksii) , chapéu chinês (Holmskioldia sanguinea), camarão vermelho (Justicia brandegeeana), hibisco (Hibiscus rosa-sinensis), brinco de princesa (Fucsia sp).

Foto tirada no dia do workshop. Enquanto fotografava o chapéu chinês, um
beija-flor por suas flores passeava...

E você? Gosta de beija-flores? Gostaria de ter sua visita adorável todos os dias? Ou se já as recebe, conte para gente o que faz para atrai-los.