quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Amarelo! E não é flor...

Eh!!! Agosto acabou (não gosto desse mês, mês de cachorro louco...) e está começando o mês que traz a segunda estação do ano mais esperada (a primeira é o verão, odeio frio). Minha casa já anda florida, várias orquídeas desabrochando. E eu, pasmem, andei cuidando do meu jardim nos veranicos que rolaram no último mês. As orquídeas estão quase todas replantadas, jardineira-onde-nada-vai está com duas novas suculentas lindas, as capas novas para as almofadas já estão costuradas (falta só colocar o zíper), sino dos ventos consertado e de novo em seu lugar. Ando regando e adubando minhas queridas direitinho, regradinha. Acho que agora não deixo mais nenhuma morrer. Prometo em breve mostrar meu jardim-varanda repaginado.

E com todos esses meus cuidados, as cochonilhas, pesadelo do meu jardim, parecem ter evaporado. Não tenho mais sinal delas, que maravilha! Planta bem nutrida é mais resistente a pragas e doenças. Assim eu tinha pensado...
Mas, eis que agora vire e mexe, quando vou namorar os botões das orquídeas encontro esses bichinhos aí da foto. Sim, pulgões amarelinhos, de vários tamanhozinhos, tentando secar minhas lindas flores antes de abrirem. Mas, como estou atenta, isso não está acontecendo. Tiro tudo com cotonete ou com a mão mesmo, porque tenho medo de espirrar veneno nas flores e perdê-las.


E aí, fui pesquisar sobre esses bichinhos, e em dois livros que tenho, um somente sobre insetos de jardim, falam que excesso de nitrogênio pode causar o aparecimento deles. Aí, será que adubei demais? Mas eu evitei elas porque estavam com botão... ou é deficiência de algum outro nutriente? Esse assunto de nutrição/ adubação também não é fácil não... mas vou estudando, testando, tentando...

Mas, o mais importante é que as duas plantas que foram afetadas não estão lá na varanda. Estão dentro de casa, e assim evito o contágio das outras. Assim que as flores murcharem, vou replantá-las também.

E você, já começou a curtir a primavera antes dela chegar oficialmente?

Bj