terça-feira, 29 de novembro de 2011

Dúvidas sobre o bambu-mossô

Já falei um pouco sobre o bambu mossô (Phyllostachys pubescens), aqui no blog, mas algumas pessoas me escreveram pedindo ajuda ou buscando mais informações sobre essa planta que ganhou destaque nos últimos anos. Nos comentários daquele post respondi algumas coisas, mas como o volume de perguntas parecidas é grande, resolvi escrever esse post-resumo.

Não sou especialista nessa planta (nem em planta nenhuma, diga-se de passagem), sempre gostei muito dela e o que sei vem de pesquisa e leitura, e alguma experiência e observação das mesmas.
Gostaria de ter conversado com um produtor/ cultivador, mas não tive tempo de ir atrás.

Vou colocar num formato de pergunta e respostas, ok? Vamos lá!

Posso ter o bambu-mossô dentro de casa?
Não. O mossô é uma planta de sol e mesmo próximo a uma janela, ele vai provavelmente definhar com o tempo. Nunca vi um exemplar verdinho dentro de casa a menos que fosse artificial.
Ele também não gosta de vento. Portanto, o ideal é um local ensolarado e protegido. Apesar de que, olhando da minha janela, tenho um vizinho no 22º andar que tem um na varanda, que é totalmente aberta, e aqui venta muito. Ele está sempre verdinho, não sei se é de verdade.

Posso podar o bambu-mossô?
Até onde sei não se poda o bambu-mossô. Posso estar errada, mas nunca li nada a respeito de podas para essa planta.

As folhas estão amarelando e/ou caindo. O que faço?
Bom, o bambu-mossô é muito sensível e normalmente sente o transplante. Se a muda foi retirada da onde foi cultivada com todo o cuidado necessário (chamamos esse processo de sangria, ou seja, a muda foi sangrada), ela costuma rebrotar depois da adaptação. Certifique-se sempre das condições da muda com o produtor. No caso do jardim da minha mãe, o vendedor foi até a casa dela para verificar a planta e disse que caso ela morresse, ele reporia a planta, já que ela era sangrada e aquilo era por conta da adaptação.
Outra situação em que costuma cair as folhas é no inverno. O do jardim da minha mãe sempre perde as folhas e depois rebrota novamente. Mas, é sempre bom verificar se não há alguma praga ou doença atacando a planta e se as condições estão adequadas para a necessidade da planta.

De quanto em quanto tempo devo regar?
O solo deve ser bem drenado para que não fique encharcado. Porém, o bambu-mossô gosta de umidade. Então, nunca deixe a terra secar, ela deve estar sempre úmida.

Posso plantá-lo num vaso?
Pode. Mas tome cuidado com o tamanho do vaso. Deve estar adequado ao tamanho do torrão da planta. O vaso deve ser bem drenado para que não fique encharcado. E como toda planta em vaso vai requerer mais atenção com adubação.
Se plantado no jardim, fique ciente, que o rizoma (raiz) vai se desenvolver e novos bambus surgirão. O rizoma cresce de lado debaixo da terra e vai soltando novos brotos.

Meu bambu está com novos brotos, terei novas plantas iguais a original?
Não. Essas tortuosidades com as quais o compramos (aliás, quanto mais retorcido, normalmente, mais cara a planta) são resultado da ação do homem quando ele ainda é novo. O bambu-mossô na natureza é reto e pode atingir alguns metros de altura.

Bom, é isso. Espero ajudar com as respostas. Como já disse não sou especialista e acho que tenho muito a aprender ainda. Sempre converse com o vendedor/ produtor sobre a planta que está adquirindo. Ele é a pessoa mais indicada para dar informações sobre a planta.

Bj

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Replantio de orquídeas

Eu falei que ando replantando minhas orquídeas. Na verdade, estão todas replantadas, menos as últimas compradas, que ainda não necessitam do replantio.
Então queria contar como faço para replantar, algumas pessoas me perguntaram. Gostaria de ter feito um curso em algum orquidário, mas ainda não rolou. Então, faço com base no que já li em revistas e livros sobre orquídeas e na minha pequena experiência com essas plantinhas tão especiais e que me fizeram entrar no mundo da jardinagem e do paisagismo.

Desculpem a falta de fotos. Quando for replantar a próxima, prometo tirar fotos e atualizar o post.

Primeiro passo:
Retiro a orquídea do vaso em que está. No meu caso todos eles eram de plástico e consegui desencaixar a planta facilmente. Cuidado para não quebrar raizes novas nem machucar a planta.
Algumas minhas estavam num cachepô e eu não conseguia tirar o vaso, quanto mais a planta, pois as raízes cresceram tanto que ficaram grudadas. Então as deixei de molho num balde de água, pois é mais fácil manusear as raízes sem machucá-las quando estão úmidas. Fica a dica.

Segundo passo:
Depois o próximo passo é retirar todo o substrato (o que seria a terra num vaso comum; aqui você vai achar pedrinhas, lascas, musgo). Retiro tudo embaixo da água corrente e aproveito para lavar toda a planta, tanto as raízes quanto as folhas. Uma escovinha de dentes pode ser útil.
Às vezes, as raízes estão tão enroladas, que é preciso cortá-las para conseguir tirar todo o substrato. Também aproveito para cortar raízes mortas, velhas.

Terceiro passo:
Agora é só preparar o vaso novo. Dessa vez troquei os meus de plástico pelos de barro, que retem menos umidade que os de plástico.
Coloquei argila expandida ou brita no fundo do vaso e depois coloquei substrato próprio para orquídeas comprado pronto em lojas de jardinagem ou orquidários. Também tinha esfagno (musgo) em casa e coloquei um pouco dele envolvendo as raízes.
Aí eu acomodo a orquídea no vaso, seguindo essas duas orientações que já vi em vários lugares:
  • Encosto a parte de trás da planta na borda do vaso. Essa parte é a contrária da onde vão brotando os novos pseudobulbos ou hastes. Isso serve para que ela tenha espaço para continuar crescendo.
  • E a planta deve estar uns dois dedos abaixo da borda do vaso.
Se ela for grande, coloco um palito de churrasco e amarro a alguma haste/ bulbo para que fique firme no lugar até as raízes se fixarem no novo substrato.


É isso!
As minhas estão bem lindas, algumas viraram duas ou até três vasos de tão grandes que estavam. Poderia ter replantado num vaso maior, mas não tenho espaço para vasos grandes, menores ficam mais fáceis para mim. Todas estão com brotos novos e algumas já floriram!

Bj

domingo, 27 de novembro de 2011

Eu estava de férias dessa vez, por isso o sumiço. Foram férias rápidas (10 dias) e intensas. Marido adora viajar e planeja tudo tim por tim, viaja antes da viagem. Eu, dessa vez, só descobri o que ia rolar mesmo lá na hora.
E como é gostoso descobrir algumas coisas por lá, o planejamento dele não inclui todos os minutos da viagem (ainda bem!). Com isso descobrimos esse mercado no porto de San Francisco, com lojinhas adoráveis. (Olha minha cara de feliz apesar do friiiiio!)


E fotografei as duas que tinham flores e ferramentas de jardinagem. Tudo muito fofo! Lógico que está tudo arrumado para ficar exposto, mas que dá vontade de ter um quintal assim, ah dá, principalmente como a segunda loja.

Primeira loja: The Gardener



Segunda loja: Kingdom of herbs




Vou fazer mais postagens essa semana sobre a viagem. Em San Francisco mesmo, no Golde Gate Park visitei uma estufa cheia de plantas tropicais e orquídeas lindíssimas e também um jardim japonês.
Bj e boa semana!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Minha varanda, meu jardim

Lembra que eu disse que estava cuidando do meu jardim abandonado e que mostrava quando ficasse pronto? Então, agora só falta passar polisten na estante e na jardineira. Mas, as almofadas novas estão prontas, recoloquei o mensageiro dos ventos, as orquídeas estão replantadas.
As fotos estão por partes porque a varanda é tãaaaaaao grande que não dá para tirar uma foto dela toda... rs

Meu banquinho num canto da varanda. As almofadas ganharam
capas novas feitas por mim! Os vasos de suculentas não couberam
na estante e foram parar aí embaixo para dar um charme.

Esse suporte fica na parede lateral do banco.
Troquei as latinhas deixando somente as cores
das almofadas...rs
As plantinhas são suculentas.

Do outro lado da varanda, meus vasos. As
orquídeas ocupam a 1ª e 2ª prateleiras e as
suculentas a de baixo. E as últimas orquídeas
que comprei estão no chão e no banquinho na
 lateral.

Além de alguns vasos, na quina, o
mensageiro dos ventos, quadrinhos e
enfeites de cerâmica que ganhei de
presente.

E a jardineira em que nada vai, agora com essas suculentas
que já estão aí bastante tempo. Acho que agora vai!
Ela fica no meio da varanda.

 Particularmente, eu adorei. E vocês? Me contem!
bj