segunda-feira, 16 de julho de 2012

Nove plantas do desejo

Li um romance semana passada chamado Nove plantas do Desejo e a Flor de Estufa, da americana Margot Berwin. Comprei o livro por acaso, passeando pela livraria, ele estava lá por R$ 9,90 e o título despertou minha curiosidade, lógico! A história roda em torno de um mito, mas a parte sobre as plantas me interessou muito.
Já na primeira página a autora coloca um desenho e o nome popular e científico de cada planta. Das nove reconheci apenas quatro. E fui correndo ao Google pesquisar sobre as demais antes mesmo de ler o livro...

Uma das que reconheci é uma que acho muito fofa e que não é comum aqui no Brasil, o lírio do vale (Convallaria majalis). Ela é originária da Europa e Ásia e não sei se aclimata bem aqui no Brasil. nas fontes pesquisadas diz que ela é uma planta perene, de meia-sombra, que gosta de umidade, e que é muito rústica, apesar de sua delicadeza. As florzinhas parecem minúsculos sininhos, tão fofas!


Mas, descobri não só no livro como também em outras fontes de pesquisa que se trata de uma planta extremamente tóxica. Medicinalmente é usada para problemas cardíacos, mas sem supervisão médica pode levar a morte.
Das flores, a essência extraída é usada na indústria da perfumaria.

Não ia achar ruim ter uma jardineira dessas belezinhas na minha casa... e fazer arranjos que nem vejo nos blogs estrageiros!
Bj


Um comentário:

  1. Lembrei-me uma canção que diz, em seu "estribilho:
    "Eu quero, quero amar-te, mimosinha flor"...

    O lírio do vale é, uma "mimosinha flor"!

    Beijinhos, Tatiana,
    da Lúcia

    ResponderExcluir

Adoro quando você participa do blog.
Tento responder a todos. Se deixar e-mail, respondo por e-mail. Senão, respondo aqui nas postagens mesmo.
Beijo e obrigada!